TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica

Tese: Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Tese  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 13

1-INTRODUÇÃO

Automatização do trabalho de fazer pacotes de chapas cimentícias. Este projeto tem como objetivo automatizar a operação, onde é realizado por quatro pessoas, exigindo um esforço repetitivo. Fazendo com que está operação seja realizada por apenas uma pessoa com o auxilio da máquina automatizada.

Neste trabalho você encontrará a descrição de todas as etapas existentes em um projeto de automação.

Texto.... espaçamento 1,5 entre linhas ... texto justificado... inserir parágrafos.]

1.1. A cidade de Piracicaba no contexto de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo

Texto.... espaçamento 1,5 entre linhas ... texto justificado... inserir parágrafos.]

2 - A INSTITUIÇÃO

2.1 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

NOME: Saint-Gobain Brasilit Tecnologia Industrial LTDA

ENDEREÇO: Rodovia Campinas - Tiête, nº 1600 – Bairro Coriolano

RAMO DE ATIVIDADE: Construção Civil

PORTE DA EMPRESA: Empresa de grande porte

Nº DE EMPREGADOS: 320

DISCIPLINAS CORRELATADAS: Manutenção Mecânica e Elétrica

2.2 – HISTÓRICO

A Brasilit, é uma empresa que faz parte de um dos mais tradicionais grupos industriais da Europa, o grupo Saint-Gobain, Trata-se de um dos maiores conglomerados industriais da França e um dos 100 maiores em todo o mundo.

O grupo está presente em mais de 40 países, trabalhando com uma enorme diversidade de tecnologias nas seguintes atividades: vidro plano, isolação, fibras de reforço, embalagens, canalização, materiais de construção, cerâmicas industriais, abrasivos, distribuição de materiais de construção.

A Saint-Gobain está presente no Brasil desde 1937, e além da Brasilit atua com empresas como: Bárbara, Santa Marina, Carburundum, Norton, Vetrotex, Quartzolit, entre outras.

2.3 – PRINCIPAIS PRODUTOS

2.4 – TELHAS E CAIXAS D’ÁGUA EM FIBROCIMENTO

Por volta do ano de 1895, após exaustivas experiências, o técnico austríaco Ludwing Hatschek reuniu vários materiais, tais como calcário, betume, amianto asfalto, etc, e obteve um produto artificial que poderia substituir as telhas de ardósia, que eram largamente utilizadas na Europa, sendo que esse novo produto apresentava vantagens em peso, associadas à qualidade de durabilidade e resistência.

A composição básica de cimento, água e amianto, geraram, pela sua maleabilidade, o surgimento de outros produtos além daqueles de coberturas. Dessa forma, caixas d’água, vasos, tubulações, artefatos de jardinagem, forros, chapas lisas para divisórias, etc, passaram a fazer parte de quase todos os projetos da área de construção civil.

Os produtos de fibrocimento, como são conhecidos pelos técnicos, oferecem um grande número de vantagens sobre seus similares. Essas vantagens já se fazem sentir no transporte e na estocagem, pois as formas e o peso permitem sua movimentação em grandes quantidades, rapidamente e com excelente aproveitamento de espaço, facilitando o trabalho de revendedores e consumidores.

Em se tratando de coberturas, os produtos requerem estruturas mais simples, em decorrências de seu menor peso e de tamanhos adequados em relação a vãos livres (menor número de apoios) que consegue alcançar, o que significa, nessa fase da obra, menores gastos, tanto em materiais como em mão-de-obra, tendo impacto no custo final da obra, inclusive pelo significativo ganho de tempo.

O resultado final, considerando os diversos modelos e cores, que podem ser uma opção na montagem, representa também notáveis soluções em termos de projetos e arquitetura.

A durabilidade e a fácil manutenção dos produtos acabam por refletir todo um processo de desenvolvimento incessante de novas tecnologias voltado para a alta qualidade e satisfação dos clientes finais.

A partir de 2002 a empresa mudou parte de sua matéria-prima (como mostra o item 1.6 deste trabalho), retirando o amianto do seu processo e adicionando no seu lugar a fibra de CRFS, mantendo o mesmo princípio de formação.

3 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

3.1 – MISSÃO DA EMPRESA

Manter a liderança no mercado de fibrocimento, oferecendo produtos de ótima qualidade, respeitando a segurança do trabalhador e o meio ambiente.

3.2 – POLÍTICA DA EMPRESA

É compromisso do grupo Saint-Gobain garantir, com máximo rigor, que suas atividades, produtos e processos preservem a segurança e a saúde de seus colaboradores, o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades próximas, respeitando princípios gerenciais apoiados nos seguintes pontos:

- Manter as melhores práticas de gestão e respeito á Legislação.

- Não expor pessoas, meio ambiente e patrimônio à risco iminente.

- Priorizar a gestão de segurança, higiene ocupacional e meio ambiente, com adequados indicadores de performance.

- Aperfeiçoar os processos, visando contínua melhoria da segurança e higiene ocupacional, racionalizando o uso e preservando os recursos naturais.

- Exigir das empresas contratadas o mesmo rigor no cumprimento dos padrões estabelecidos.

- Manter um diálogo aberto e responsável com as autoridades, comunidades, clientes e fornecedores.

3.3 – SETOR ECONÔMICO

A empresa atua no setor da construção civil. Este setor possui na economia nacional uma grande importância, pois tem o poder de dinamizar a economia, e colaborar para o crescimento do país.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com