TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica

Artigo: Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Engrenagens cilíndricas de dentes retos;Introdução

Tendo em vista a futura profissão que escolhemos seguir, Engenheiros de Produção, sabemos da necessidade e importância de desenvolver habilidade e capacidade compreender sobre os aspectos da cinemática circular e os mecanismos de uma engrenagem. Para a Mecânica clássica, o estudo dos movimentos circulares é de grande importância. Movimentos circular é aquele em que o móvel se desloca numa trajetória circular dependendo para isso, da aplicação de uma força que mude a direção do vetor velocidade (força resultante centrípeta), força essa aplicada para o centro da trajetória. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, tem a função de variar a direção do movimento. Porém, nos movimentos curvilíneos variados e uniformemente variados, pode existir ainda a aceleração tangencial, cuja função é variar o módulo da velocidade. Sendo assim, os movimentos circulares classificam-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial, em movimento circular uniforme (MCU), movimento circular uniformemente variado (MCUV) e movimento circular variado (MCV). Está força cinemática também se torna importante quando pensamos na funcionalidade das engrenagens nas trocas de marchas num carro, às engrenagens são utilizadas para a transmissão de torque e de velocidade angular em diversas aplicações. É a maneira mais fácil de transmitir rotação motora de um eixo a outro através de dois cilindros.

Aula - Tema: Cinemática dos corpos rígidos.

Esta atividade é importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da cinemática, circular aplicada, principalmente das engrenagens de veículos automotores.

Para realiza-las devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Engrenagens.

A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento. Elas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em circulo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.

Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

Tipos de Engrenagens.

•Engrenagens cilíndricas de dentes retos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com