TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metalugia Do pó

Casos: Metalugia Do pó. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as vantagens e limitações do processo?

Vantagens

Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima; Facilita o controle exato da composição química desejada; Elimina ou reduz operações de usinagem; Possibilita bom acabamento superficial; Processo produtivo de fácil automação; Produtos obtidos de alta pureza; Permite a utilização de características de resistência exatamente como requeridos pelo projeto.

Limitações

Limita a forma geométrica da peça (a peça tem que ser extraída de uma matriz);

Obriga a execução de grandes volumes de produção, já que o custo do ferramental é elevado;

Limita o tamanho da peça, uma vez que as potências requeridas para compactação são proporcionais à área transversal. Peças grandes exigem máquinas de elevada potência para sua compactação.

Descreva o principal processo utilizado para fabricação de pós metálicos - a atomização.

Na atomização, o metal fundido é vazado através de um orifício apropriado a essa operação, formando um filete liquido que é "agredido" por jatos de ar, gás ou água. Esses jatos provocam a pulverização do filete e seu imediato resfriamento. O pó recolhido é reduzido e peneirado, estando pronto para ser usado.

O tamanho e a forma das partículas variam em função de vários parâmetros, entre os quais se destacam; a espessura do filete, a pressão da água ou gás, a geometria do conjunto de pulverização e, evidentemente, o tipo de atomização. A atomização a água normalmente conduz a partículas irregulares e angulosas, enquanto que a atomização a ar produz partículas mais esferoidais.

Descreva resumidamente uma aplicação da tecnologia do pó.

Filtros sinterizados: são utilizados em várias aplicações industriais que requerem resistência em altas temperaturas e resistência mecânica e química (p.ex. filtragem de gases, óleos combustíveis e minerais, etc.). São utilizados também como abafadores de ruído e válvula corta chamas. São fabricados em bronze, níquel, aços inoxidáveis, titânio e outros.

Qual o objetivo da lubrificação do pós metálicos?

Reduzir a fricção entre partículas do pó e facilitar o escoamento durante a prensagem.

Qual a importância da densidade verde do compactado?

Importante porque, na maioria das matrizes de compressão, o enchimento de suas cavidades é feito por volume. Além disso, o curso de compressão, nessa operação e, em consequência, as profundidades das matrizes dependem do volume ocupado pelo pó ao amontoar-se no seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com