TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metalurgia do pó

Tese: Metalurgia do pó. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL

ESCOLA DE ENGENHARIA

Processo de Fabricação

Bielas – Metalurgia do Pó

Professor: Leonel L. D. Morales

Alunos: Diogo Amaral Vilela de Souza RGM: 100533-2

Robson Pimentel Teixeira RGM: 101706-3

Leonardo Luiz Martins Diniz RGM: 102515-5

RESUMO

A metalurgia do pó presente em nossos automóveis, um dos maiores consumidores de peças sinterizadas é a indústria automobilística, aproximadamente 70% do pó metálico produzido mundialmente tem esse mercado como destino e no Brasil essa proporção não e muito diferente.

Existe, um fato mercadológico que chama a atenção em nosso país: enquanto que no Brasil a média é de 5.5 kg de peças sinterizadas por veículo, a média européia e japonesa são de 11 kg e a média americana chega a 19 kg por veículo (Lervolino, Ano de 2011).

Existem três fatores que fortemente influenciam estes números. O maior exemplo esta nas bielas automotivas. Enquanto que mais de 60% do mercado mundial de motores é abastecido por bielas SINTER-FORJADAS, o mercado brasileiro são 100% abastecidos por bielas convencionais forjadas. Existe, uma resistência do mercado nacional em converter seus produtos para esta tecnologia (Lervolino, ano de 2011).

I - INTRODUÇÃO

A metalurgia do pó é a técnica metalúrgica que consiste em transformar pós de metais, metaloides ou ligas metálicas e, às vezes, também substâncias não metálicas, em peças resistentes sem recorrer-se á fusão, mas apenas pelo emprego de pressão e calor. Embora a metalurgia do pó seja uma técnica metalúrgica de uso industrial relativamente recente, pois sua verdadeira consolidação se deu a partir da Segunda Guerra Mundial, os metais na forma de pós já eram utilizados há vários séculos. Uma das noticias importantes a respeito da técnica tem-se no inicio do século XIX, quando, em 1829, wollaston deu ao público um processo de produzir platina compacta a partir de pó esponjoso de platina, obtido por transformação de um cloreto de amônio e platina esse trabalho de wollaston é considerado o precursor da moderna metalurgia do pó. (Chiaverini, 1986).

A metalurgia do pó e um processo que a economia de material é levada ao extremo, com mínimas perdas de matéria-prima. Certas ligas podem ser obtidas pela metalurgia pó a custos varias vezes inferiores do que se fossem produzidas pela metalurgia convencional.

Entretanto, algumas limitações ainda não superadas tornam a metalurgia do pó uma solução inviável em algumas situações. Em outras situações, a metalurgia do pó não e o ultimo processo. Por exemplo, a peça tem que ser extraída de uma matriz, o que dificulta a produção de peças com certas características geométricas, que devem ser obtidas por usinagem posterior.

Este trabalho tem como objetivo de um resumo bibliográfico da fabricação de bielas pelo processo de matalurgia do pó, dados conseguidos em nossas bibliografias escritas e digitais.

II - CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE METALURGIA DO PÓ

Vantagens

As principais vantagens em se usar a Metalurgia do Pó são:

• Alto aproveitamento da matéria prima, geralmente acima de 95%.

• Este aproveitamento reflete-se no custo de fabricação permitindo que o produto seja economicamente vantajoso frente aos obtidos por outros processos.

• É um processo com baixo impacto ambiental por não ser poluente e por exigir uma baixa energia de transformação do material.

(Grupo setorial de Metalurgia do Pó)

• As propriedades mecânicas são dimensionadas de acordo com a aplicação, evitando-se assim o desperdício pelo uso de materiais superdimensionados.

• Permite a fabricação de altos volumes de peças.

• Permite a fabricação de peças com formas complexas.

(Grupo setorial de Metalurgia do Pó)

• Ótimas tolerâncias dimensionais.

• Ótimo acabamento superficial.

• Possui um bom desempenho em aplicações críticas de longa duração.

(Grupo setorial de Metalurgia do Pó)

• Permite as mais variadas combinações de elementos químicos (ligas) e por consequência permite obter várias microestruturas.

• Permite a fabricação de materiais compósitos

• O controle da porosidade permite a fabricação de filtros metálicos e de mancais auto lubrificantes impregnados com óleo.

Este mesmo controle da porosidade permite a fabricação de materiais com densidade 100% cujas propriedades mecânicas excedem as dos materiais obtidos por processos convencionais. (Grupo setorial de metalurgia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com