TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microdrenagem e macrodrenagem

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 4

Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem. A microdrenagem inclui a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte do sistema todos os componentes do projeto para que tal ocorra. A macrodrenagem inclui, além da microdrenagem, as galerias de grande porte ( D > 1,5m ) e os corpos receptores tais como canais e rios canalizados.

I.2. TERMINOLOGIA BÁSICA

Um sistema de drenagem de águas pluviais é composto de uma série de unidades e dispositivos hidráulicos para os quais existe uma terminologia própria e cujos elementos mais freqüentes são conceituados a seguir.

  1. Greide - é uma linha do perfil correspondente ao eixo longitudinal da superfície livre da via pública.
  2. Guia - também conhecida como meio-fio, é a faixa longitudinal de separação do passeio com o leito viário, constituindo-se geralmente de peças de granito argamassadas.
  3. Sarjeta - é o canal longitudinal, em geral triangular, situado entre a guia e a pista de rolamento, destinado a coletar e conduzir as águas de escoamento superficial até os pontos de coleta (Figura I.1).
  4. Sarjetões - canal de seção triangular situado nos pontos baixos ou nos encontros dos leitos viários das vias públicas, destinados a conectar sarjetas ou encaminhar efluentes destas para os pontos de coleta (Figura I.2).
  5. Bocas coletoras - também denominadas de bocas de lobo, são estruturas hidráulicas para captação das águas superficiais transportadas pelas sarjetas e sarjetões; em geral situam-se sob o passeio ou sob a sarjeta (Figura I.3).
  6. Galerias - são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento; tecnicamente denominada de galerias tendo em vista serem construídas com diâmetro mínimo de 400mm.
  7. Condutos de ligação - também denominados de tubulações de ligação, são destinados ao transporte da água coletada nas bocas coletoras até às galerias pluviais (Figura I.3).
  8. Poços de visita - são câmaras visitáveis situadas em pontos previamente determinados, destinadas a permitir a inspeção e limpeza dos condutos subterrâneos (Figura I.4).
  9. Trecho de galeria - é a parte da galeria situada entre dois poços de visita consecutivos.
  10. Caixas de ligação - também denominadas de caixas mortas, são caixas de alvenaria subterrâneas não visitáveis, com finalidade de reunir condutos de ligação ou estes à galeria (Figura I.5).
  11. Bacias de drenagem - é a área contribuinte para a seção em estudo.
  12. Tempo de concentração - é o menor tempo necessário para que toda a bacia de drenagem possa contribuir para a secção em estudo, durante uma precipitação torrencial.
  13. Tempo de recorrência - intervalo de tempo onde determinada chuva de projeto é igualada ou suplantada estatisticamente; também conhecido como período de recorrência ou de retorno.

[pic 1]

Figura 1 Modelo de sarjeta

[pic 2]

Figura 2 Sarjetão típico em paralelepípedos

[pic 3]

Figura I.3 - Boca coletora sob passeio

[pic 4]

Figura I.4 - Poço de visita típico

[pic 5]

http://www.ceap.br/material/MAT28052014140255.pdf

MICRODRENAGEM        

O sistema de microdrenagem drena vazões e volumes provenientes de pequenas áreas urbanizadas, ou seja, sub-bacias com superfície da ordem de até 1 hectare. Compõem o sistema de microdrenagem as vias, as sarjetas, as bocas de lobo, os tubos e conexões e os poços de visita. Recentemente, algumas soluções alternativas visando a redução dos impactos da urbanização sobre o comportamento hidrológico das bacias têm sido adotadas, como os reservatórios domiciliares de águas pluviais, as trincheiras de infiltração, as valas de armazenamento, telhados e coberturas armazenadores, o armazenamento e a infiltração em áreas de estacionamento, entre outras, que são igualmente parte do sistema de microdrenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (381.6 Kb)   docx (587.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com