TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Misoginia

Casos: Misoginia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Misoginia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Misoginia (do grego μισέω, transl. miseó, "ódio"; e γυνὴ, gyné, "mulher") é o ódio, desprezo ou repulsa ao gênero feminino e às características a ele associadas (mulheres ou meninas). Está diretamente ligada à violência contra a mulher. Misoginia é o antônimo de filoginia, que é o apreço, admiração ou amor pelas mulheres, embora o termo "filoginia" possa ser considerado preconceito benevolente.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Misoginia

Significados de Misoginia :

1. Misoginia

Misoginia( do grego, miso odio gine feminino) é a aversão a tudo que é ligado ao feminino e às mulheres.

Algumas teóricas feministas pensam que a sociedade patriarcal é construída nesse movimento de expurgar o que é feminino, e de excluir as mulheres, torná-las alheias, abjetas.

A misoginia é por vezes confundida com o machismo e com o androcentrismo, mas enquanto que a primeira se baseia no ódio, o segundo fundamenta-se numa crença na inferioridade da mulher e o último na desconsideração das experiências femininas em favor do ponto de vista masculino.

Engraçado que a mulher, suposto sexo frágil, na sua concepção (herdada com orgulho de sua mãe), é que tem que ser forte, desbravadora, batalhar, lutar... O homem, é o indefeso que é bajulado e protegido...

Tá tudo errado. Tudo invertido.

A misoginia é a pior crença que se possa ter na vida. Sabe porque a sua mãe é misógina? porque ela não teve mãe. Não teve. A mãe dela morreu quando ela era muito, muito pequena. Tudo o que ela teve foi o pai. Assim, a figura de amor maior para ela sempre foi um homem, o homem que deu tudo a ela, amor, tudo. Ela não teve mãe, e a mãe dela só significava dor e ausência.

Por ter vivido isso, foi isso que ela passou para vocês, em especial para você. Ela não poderia dar outra coisa, ela não teve mãe, não saberia ser uma mãe. Assim, da mesma forma, você só tinha a figura do seu pai como salvador, como fonte de amor, de admiração.

E agora, você quer passar isso adiante... ?

Não sei você, mas eu não. E no dia que eu for mãe, essa maldição se encerrou em mim. Apesar de você ir pelo mesmo caminho que sua mãe, enaltecendo os homens e subjugando as mulheres, mesmo quando estas são nitidamente melhores e merecedoras de amor e apreço, eu não permitirei que a misoginia perpetue em minha linhagem descendente.

Meu amor será incondicional, será amor de MÃE, por que eu sim, tive uma, ainda que ela tenha me deixado quando eu tinha dez anos de idade. As lembranças que guardo dela, serão para sempre, ainda que ela tenha partido quando eu cresci.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com