TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multicomputadores

Artigo: Multicomputadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Artigo  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  1.345 Visualizações

MULTICOMPUTADORES

Multicomputador é um computador paralelo construído com múltiplos computadores interligados por uma rede. Os processadores em computadores diferentes interagem passando mensagens. Cada um desses processadores possui a sua própria memória local.

Multicomputadores podem ser divididos em duas categorias:

• MPP (Massively Parallel Processors) - São multicomputadores compostos por um grande número de processadores, fortemente acoplados através de uma rede de alta velocidade. Geralmente são arquiteturas de custo elevado, pois utilizam processadores específicos e redes de interconexão proprietárias;

• COW (Cluster ofWorkstations)- Também chamadas de NOW (Network of Workstations), essas máquinas são construídas a partir de computadores comuns (PCs) ligados por redes de interconexão tradicionais.

Multicomputadores baseados em barramento.

Conjunto de CPUs com memória local trocando mensagens através de um barramento. Rede local ou CPUs conectadas com um barramento rápido.

Multicomputadores com switch.

CPUs tem um certo número de conexões para outras CPUs e mensagens são trocadas através de CPUs que intermediam a comunicação quando necessário. Abaixo estão as topologias de grid e hipercubo. No grid, número de conexões e número máximo de passos em uma comunicação cresce com a raiz quadrada do número de CPUs enquanto que no hipercubo esse número cresce com o logaritmo do tamanho. Atualmente já são usados grids com dezenas de milhares CPUs. A Teragrid conecta milhares de computadores usando uma rede de 40 Gb/s.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com