TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimetrro

Trabalho acadêmico: Multimetrro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2012  •  Trabalho acadêmico  •  5.779 Palavras (24 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 24

Escola Técnica e Profissional do Ribatejo

Multímetro

Índice

Introdução 3

Multímetro 4

Digitais 5

Analógicos 6

Legenda 8

Experiências 10

Experiência nº1 11

Experiência nº2 12

Experiência nº3 13

Experiência nº4 14

Experiência nº5 15

Conclusão 16

Bibliografia 17

Introdução

O multímetro é um aparelho que permite a medir varia grandezas elétricas.

O multímetro é um equipamento imprescindível no dia-a-dia de um técnico de mecânica, eletrónica, informática. Com o multímetro é possível realizar leituras de diversas grandezas elétricas, como o voltímetro, o ohmímetro e o amperímetro. Sem o multímetro, os reparos, experiências, comparações e outras atividades tornar-se-iam extremamente difíceis.

Multímetro

O multímetro é um aparelho que permite a medição de varias grandezas elétricas, tais como intensidades de corrente, tensões elétricas, resistência elétricas, capacidades, indutâncias, frequências, temperatura entre outras…

Os multímetros podem ser de dois tipos: analógicos ou digitais. Estes diferem na maneira como o sinal correspondente à grandeza a medir é adquirido, processado e na forma como o resultado visualizado.

O multímetro permite várias leituras, como o do voltímetro, ohmímetro e do amperímetro, reduzindo assim a necessidade de usar vários aparelhos para medir as diferentes grandezas.

Digitais

Os Multímetros Digitais mostram o valor medido em números com ou sem as casas decimais dependendo de sua precisão. Estes Multímetros são mais modernos e resistentes, muito utilizados por técnicos que os levam para o seu trabalho do dia-a-dia. Na sua maioria os Multímetros digitais medem: Tensão DC/AC, Corrente DC/AC, Resistência, Temperatura, condensadores.

Significados das Siglas:

DC – sigla de corrente contínua

AC – sigla, de corrente alternada

Analógicos

Os Multímetros analógicos possuem várias escalas e um painel, e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido, este tipo de Multímetro é considerado um pouco mais frágil em relação ao Multímetro Digital porque possui uma calibração na agulha, se este multímetro sofrer uma queda a possibilidade de ele se avariar é muito grande. Na maioria os Multímetros Analógicos medem: Tensão DC/AC,, Corrente DC, Resistência.

Significados das Siglas:

DC – sigla de corrente contínua

AC – sigla, de corrente alternada

Corrente elétrica

A eletricidade é uma forma de energia, que é comum a toda a matéria. Os átomos são constituídos basicamente por um núcleo (protões e neutros) e por eletrões que giram em torno desse núcleo.

Quando se diz que um corpo está carregado positivamente, diz-se que tem falta de eletrões, e quando está carregado negativamente, tem eletrões em excesso. Ao movimento orientado dos eletrões do potencial negativo para o positivo, dá-se o nome de corrente elétrica, mas este fenómeno só acontece se houver diferença de potencial entre eles estiveram interligados por meio de um material condutor.

Existem vários tipos de corrente, corrente continua e corrente alternada.

A corrente proveniente da rede elétrica nacional é alternada sinusoidal tem uma determinada frequência, que no nosso país é de Hz, ou seja, 50 alternâncias por um segundo, onde a tensão e a corrente variam no tempo, e mudam o seu sentido, não sendo unidirecional tendo cerca de 230V.

A corrente continua não é proveniente da corrente elétrica, na maioria das vezes resulta da retificação da corrente alternada, que é o que acontece nas fontes de alimentação dos computadores, e pode ser proveniente de pilhas, baterias e não só.

Legenda

Na imagem pode-se ter uma noção da aparência geral do multímetro, é claro que pode variar de modelo para modelo, as cores, os botões, o seletor, as ranhuras etc.

Seletor:

Aqui encontramos um quadrante com várias opções, para as selecionar basta rodar o seletor.

O quadrante encontra-se dividido em várias partes, correspondentes ao que o multímetro pode medir, ele pode medir, tensões, intensidades, resistências, temperatura, etc.

Terminais para ponta de prova:

Para se poder efetuar as medições são necessárias duas pontas de prova, uma com a cor vermelha, e outra com a cor preta.

Essas pontas são conectadas no multímetro chamado de terminais.

Na imagem abaixo, mostra precisamente esses terminais onde liga-mos as pontas.

Experiências

Experiência nº1

Nesta experiência fomos medir uma pilha de 1.5V, que é adequada á corrente contínua (V¯(…)) = 20V.

Primeiro rodamos o seletor para V¯(…) (corrente contínua) = 20V, depois ligamos o cabo vermelho que é positivo ao polo positivo da pilha, e o cabo preto que é negativo ligamos ao polo negativo da pilha e obtemos o resultado de 1,58V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com