TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiprogramação

Resenha: Multiprogramação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Para entender a multiprogramação precisamos entender o conceito de processo. Um processo é basicamente um programa em execução e todas as informações necessárias para seu funcionamento.

Em um sistema de multiprogramação a CPU fica alternando entre a execução de vários processos, cada um por dezenas ou centenas de milissegundos. Na multiprogramação o recurso do processador é dividido em fatias de tempo e periodicamente o sistema operacional decide se a execução de um processo deve ser interrompida e a execução de um novo processo deve ser iniciada. Essa decisão pode ser tomada pelo primeiro processo já ter utilizado sua fatia de tempo.

Um processo pode estar no estado Running, onde ele esta utilizando a CPU naquele instante, Ready, onde ele está temporariamente parado mas pronto para ser executado e Blocked, onde ele está impossibilitado de ser executado até que um evento externo ocorra.

Em um sistema de multiprogramação temos frequentemente a situação onde vários processos estão prontos para serem executados. Quando mais de um processo está ready, o sistema operacional deve decidir qual processo deve ser executado primeiro. A parte do sistema operacional que toma esta decisão é chamada de scheduler. A cada interrupção sistema operacional toma o controle e decide se o processo que está sendo executado deve continuar a ser executado ou deve ser suspenso para que outro processo passe a ser executado.

Para evitar que processos fiquem executando indefinidamente o scheduler pode definir prioridades ao processo. Um processo de prioridade baixa pode ser executado por uma quantidade de tempo enquanto processos de prioridade mais alta podem ser executados por uma quantidade maior de tempo sem serem interrompidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com