TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MySQL

Resenha: MySQL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

O MySQL foi criado na Suécia, por David Axmark, Allan Larsson e o finlandês Michael Widenius. Eles começaram o projeto em 1980. O MySQL é um SGBD, um Sistema de gerenciamento de banco de dados, que usa a linguagem SQL como interface.

Este banco de dados é conhecido por sua facilidade de uso, sendo ele usado pela NASA, HP, Bradesco, Sony, e muitas outras empresas. Sua interface simples, e também sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais, são alguns dos motivos para este programa ser tão usado atualmente, e seu uso estar crescendo cada vez mais.

O MySql está em constante desenvolvimento. Embora seja um dos bancos de dados mais utilizados no mundo, ainda se encontram alguns bugs, que são resolvidos com atualizações frequentes.

O MySQL é protegido por uma licença de software livre, desenvolvida pela GNU. É também um dos programas que vem geralmente instalado com o GNU/Linux. Este banco de dados é muito utilizado para sites e programas de cadastro de lojas.

No MySQL, pode-se escolher entre 3 formatos de tabelas, basicamente: ISAM, HEAP e MyISAM, sendo que as versões mais atuais suportam algumas adicionais, como InnoDB ou BDB, dependendo do modo como é compilado. Um banco de dados pode conter tabelas de diferentes tipos.

Quando é criada uma tabela, deve-se escolher o tipo de tabela que será criada, o mais utilizado e padrão é MyISAM.

Por que MySQL?

Sendo a concepção inicial do trabalho a utilização de ferramentas de livre distribuição para plataforma Linux-GNU, e o desenvolvimento de uma aplicação de banco de dados utilizando a Web como interface, fez-se necessário a escolha de um banco de dados que permitisse explorar as características básicas para implementação de uma aplicação cliente-servidor.

Entre as possibilidades encontradas surgiram três bancos de dados: MySQL, PostgreSQL e Interbase. O servidor PostgreSQL destacou-se por suas características de banco de dados objeto-relacional, permitindo explorar todas as possibilidades dos bancos relacionais, porém estendendo funções como classes, herança.

O MySQL foi o banco de dados escolhido por apresentar extensa documentação, milhares de sites na internet, mas principalmente pela sua fácil instalação e integração com o servidor Web.

Sua instalação através de RPM (RedHat Package Manager –Gerenciador de pacotes RedHat), é um processo simplificado, sendo criado toda a estrutura interna de arquivos no sistema operacional, bem como execução de scripts de inicialização e ajustes em arquivos de inicialização no servidor Web e módulo PHP.

Principais características

• MySQL é um banco de dados multiprocessado, significando que pode utilizar vários processadores ao mesmo tempo.

• Possui API’s para C, C++, Java, Perl, PHP, Phyton e TCL.

• Foi desenvolvido para várias plataformas incluindo ambientes Unix, OS/2 e Windows.

• Permite operações e funções nas cláusulas select e where, bem como suporte as funções SQL(group by , order by ), além de funções de grupo como: Count(), avg(), sum(), std(), max(), min().

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com