TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculos

Resenha: Músculos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Resenha  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do Músculo Origem Inserção Ação

Músculos do Braço

Bíceps Braquial -Porção longa ou lateral: Tubérculo supraglenóideo.

-Porção Curta ou Medial: processo coracóide da escapula.

Tuberosidade do rádio, fáscia antebraquial (por meio da aponeurose bicepital) e, por intermédio dessa fáscia, na ulna. Flexão do braço, flexão do antebraço e supinação do antebraço (quando este está fletido).

Braquial 2/3 distais das faces anterolateral e antero-medial do úmero. Processo coronoide e tuberosidade da ulna e capsulas da juntura do cotovelo. Flexão do antebraço.

Coracobraquial Processo coracóide da escápula. 1/3 médio da borda medial do úmero. Flexão do braço.

Região posterior do braço

(Tríceps braquial) -Porção longa: tubérculo infraglenoidal da escapula.

-Porção medial: face posterior do úmero, abaixo do sulco para o nervo radial.

-Porção lateral: face posterior do úmero, acima do sulco para o nervo radial. Face posterior do olecrano. Extensão do antebraço.

Músculos do Antebraço

Região anterior do antebraço

(Grupo superficial: Pronador redondo) Porção umeral: crista supracondilar e epicôndilo medial do úmero.

Porção Ulna: processo coronóide da ulna. 1/3 médio da face lateral do rádio. Pronação e flexão do antebraço.

Flexor radio do carpo Epicôndilo medial do úmero (tendão flexor comum) Bases do segundo e terceiro metacarpianos. Flexão e abdução da mão.

Palmar longo Epicôndilo medial do úmero (tendão flexor comum). Retináculo dos flexores e aponeurose palmar. Auxilia na flexão da mão e tensiona a aponeurose palmar.

Flexor superficial dos dedos Epicôndilo medial do úmero (tendão flexor comum) e parte superior da borda anterior do radio. Por quatro tendões, na base da falange média dos dedos 2,3,4 ,5. Flexão da falange média.

Flexor ulnar do carpo Epicôndilo medial do úmero (tendão flexor comum), olecrano e borda posterior de ulna. Osso pisiforme gancho do uncinado e base do quinto metacarpo. Flexão e adução da mão.

Grupo profundo: Flexor longo do polegar 1/3 médio da face anterior do rádio e membrana interóssea. Base da falange distal do polegar. Flexão da falange distal do polegar.

Flexor profundo dos dedos 2/3 proximais das faces anterior e medial da ulna e membrana interóssea. Por quatro tendões, na base da falange distal dos dedos 2, 3, 4,5. Flexão da falange distal.

Pronador quadrado Face anterior da parte da ulna. Face anterior da parte distal do rádio. Pronação do antebraço.

Região posterior do antebraço

Grupo superficial: Braquiorradial Crista supracondilar lateral do úmero. Face lateral do rádio, longo acima do processo estiloide. Flexão do antebraço.

Extensor radial longo do carpo Crista supracondilar lateral do úmero. Base do segundo metacarpo. Extensão e abdução da mão.

Extensor radial curto do carpo Epicôndilo lateral do úmero, pelo tendão extensor comum. Base do segundo e terceiro metacárpicos. Extensão e abdução da mão.

Extensor dos dedos Epicôndilo lateral do úmero, pelo tendão extensor comum. Falanges proximais, médias e distais dos dedos 2,3,4 e 5. Extensão das falanges (do segundo ao quinto dedo).

Extensor do dedo mínimo Epicôndilo lateral do úmero, pelo tendão extensor comum. Une-se ao tendão do músculo dos dedos no dorso do dedo mínimo e insere-se na aponeurose extensora do dedo mínimo. Extensão do quinto dedo.

Extensor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com