TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NGINX

Ensaios: NGINX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 15

Diego Amarante Fernandes

RA: 132053-X

Klayton Amarante Vilares

RA: 132038-6

Laís Alcadipani de Oliveira

RA: 132012-2

NGINX

CAPIVARI

2013

Diego Amarante Fernandes

Klayton Amarante Vilares

Laís Alcadipani de Oliveira

NGINX

CAPIVARI

2013

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo o estudo da ferramenta Nginx como servidor de rede, suas características, vantagens, e sua aceitação no mercado mundial. Também buscamos um estudo mais generalizado sobre servidores de rede, os tipos e suas funções, com o intuito de obter embasamento teórico para a compreensão do servidor em estudo.

INTRODUÇÃO

Vivemos no século XXI, era da informação e das novas tecnologias, da informática (redes de computadores) e principalmente da Internet que, estão adentrando em todos os campos de atuação do homem, facilitando as atividades em todas as áreas de atuação. A Internet e as redes de computadores são consideradas as maiores evidências da revolução dos conceitos comunicativos, disseminadores de informação e principal realidade desta era.

A princípio as redes de computadores eram vistas como um "emaranhado" de computadores que mandavam dados entre si. Após este conceito veio o de que esta grande rede é o meio mais rápido e eficaz de comunicação entre os seres humanos em qualquer ponto do mundo. Hoje é vista como a melhor opção para se reduzir custos e ganhar competitividade nos negócios. Para muitas Unidades de Informação, tanto a Internet como as redes de computadores tornaram-se uma ferramenta indispensável, utilizada para várias atividades: contato com um cliente/usuário, organização de tarefas administrativas, comunicação interna da própria instituição; dando maior agilidade aos processos desempenhados pela mesma, com um baixo custo e tempo reduzido.

A rapidez na concretização de negócios, aliada à facilidade de se trabalhar com dados em formatos padronizados, está facilitando muito o trabalho dos profissionais de todas as áreas. Estes já podem tomar decisões em tempo real e enxergar os resultados imediatamente. O resultado acaba refletindo nos custos dos produtos e serviços que influenciam o grau de competitividade no mercado. Os que insistirem em permanecer apegados a processos obsoletos de comunicação de dados, disseminação e organização da informação, que geram um grande fluxo de papel e exigem um volume considerável de recursos e mão-de-obra, arriscam perder terreno em um mercado cada vez mais exigente.

Todas essas vantagens só são possíveis com a implantação de um sistema de computadores em rede (hardware e software). No parâmetro software, temos os servidores de rede, que são os programas capazes de interligar os computadores, permitindo a troca de informações entre eles.

Nginx é um servidor web de plataforma aberta, com um forte foco em alta concorrência, performance e baixo uso de memória. É licenciado em uma licença tipo BSD e roda em Unix, Linux, Mac OS X, Solaris, AIX e Microsoft.

ANÁLISE

Servidores de rede

As redes de computadores existem para facilitar a vida dos usuários, propiciando a convergência dos recursos. Se elas, cada usuário precisaria ter seus próprios periféricos sem compartilhá-los. As redes surgiram como resultados de aplicativos criados para empresas.

Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores.

A descrição dos servidores de rede é abordada sob dois pontos de vista, hardware e software. Em termos hardware, ou seja, parte física, qualquer computador que tem uma ligação à rede pode ser um servidor. Há também equipamentos especialmente desenvolvidos para serem utilizados como servidores, mas a arquitetura básica deles é a mesma de um computador.

O que torna um computador num servidor é o software, ou seja, a parte logica, incluindo o sistema operativo e as aplicações instaladas.

As principais vantagens que a utilização dos servidores oferecem são: centralização, segurança, poupança de tempo e eficácia. Os servidores podem ser subdivididos em alguns tipos, de acordo com suas aplicações, são eles: servidor de backup, servidor de ficheiros, servidor ftp, servidor de e-mail e servidor web. Apenas os dois últimos serão detalhados, pois se enquadram no perfil do Nginx.

Servidor Web

Um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens).

Os pedidos HTTP que se referem habitualmente a páginas HTML são normalmente feitos através de browsers. O processo se inicia com a conexão entre o computador onde está instalado o servidor web e o computador do cliente; como na web não é possível prever a que hora se dará essa conexão, os servidores web precisam estar disponíveis dia e noite. A partir daí é processado o pedido do cliente, e conforme as restrições de segurança e a existência da informação solicitada, o servidor devolve os dados.

Atualmente, existem cada vez mais programas que fazem pedidos HTTP e quase desde o inicio da web que os ficheiros (arquivos de textos, imagens, vídeos, programas) servidos pelo webserver vão para além dos ficheiros HTML, incluindo imagens, ficheiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com