TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na Sua Opiniaon Você Acredita Que A Sociedade Da Informação Incentiva E Facilita

Artigo: Na Sua Opiniaon Você Acredita Que A Sociedade Da Informação Incentiva E Facilita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 12

Na hora de ir para o trabalho, você enfrenta trânsito caótico, rodízio, ou metrô e ônibus lotados. Ao longo do dia, são várias as tarefas para resolver, como levar os filhos para a escola ou ir ao banco. Trabalhar numa grande cidade brasileira tem desses inconvenientes, que fazem o tempo evaporar.

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando – e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado.

Vantagens de um horário flexível para o trabalhador:

Uma maior flexibilidade para tratar de assuntos pessoais, mais disponibilidade para a família, diminuição dos níveis de stress, maior controlo sobre o trabalho, melhor perspectiva sobre as tarefas profissionais presentes e futuras, maior motivação profissional, Possibilidade de trabalhar durante as horas em que se sente mais concentrado.

Vantagens dos horários flexíveis para a empresa :

Colaboradores mais dedicados e proativos, colaboradores que trabalham nos momentos em que se sentem mais concentrados, colaboradores que acabam por gostar (ainda mais) do trabalho que executam ,colaboradores com maiores níveis de produtividade, Colaboradores mais disponíveis, colaboradores mais satisfeitos globalmente, Redução das faltas e menos incumprimento de horários (chegar tarde, sair cedo…).

Depois de analisado por parte das empresas, talvez possa ser uma solução para o aumento de produtividade, lucratividade com menos estresse. Isso deveria ser motivo de estudos e analises por parte das empresas. Talvez esse seja um dos fatores que auxilie no desempenho satisfatório com um pouco mais de motivação por parte de seus funcionários.

Sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.

A adoção do horário flexível traz inúmeras vantagens para empresa, bem como para os empregados, tais como: cumprimento da jornada dentro do horário escolhido pelo empregado, o que lhe possibilita atender, sem prejuízo do trabalho, às necessidades familiares e pessoais;

maior satisfação do trabalhador, o que gera melhor produtividade e, por consequência, maiores oportunidades de lucros; acentuada diminuição de ausências ao trabalho, atrasos e saídas antecipadas.

Vivemos na era pós–industrial, um novo mundo onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental pelos computadores. Nela cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter ideias.

Durante dois séculos, tempo que durou a sociedade industrial (1750-1950), o maior desafio foi a eficiência, isto é, fazer o maior número de coisas no menor tempo. O ritmo de vida passou a ser mais dinâmico.

A sociedade pós-industrial nasceu com a segunda guerra mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola, nem a indústria, mas na produção de informação, de serviços, símbolos e estética.

A sociedade pós-industrial provém de um conjunto de situações provocadas pelo advento da indústria, tais como o aumento da vida média da população, o desenvolvimento tecnológico, a difusão da escolarização e difusão da mídia.

A sociedade pós-industrial se diferencia muito da anterior e isso se percebe claramente no setor de serviço, que absorve hoje cerca de 60% da mão-de-obra total, mais que a indústria e a agricultura juntas, pois o trabalho intelectual é muito mais frequente que o manual e a criatividade, mais importante que a simples execução das tarefas. Antes era a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho, agora o que conta é a qualidade de vida, a intelectualização e a desestruturalização do tempo e do espaço, ou seja, fazer uma mesma coisa em tempos e lugares diferentes .

A era pós-industrial também é conhecida como a era da informação e do conhecimento. Mas é preciso saber distinguir informação de conhecimento, exemplo: Um conjunto de coordenadas da posição de um navio ou o mapa do oceano são informações a habilidade para utilizar essas coordenadas e o mapa na definição de uma rota para o navio é conhecimento. As coordenadas e o mapa são as "matérias primas" para se planejar a rota do navio. Ao diferenciar informação do conhecimento é importante ressaltar que informação pode ser encontrada em livros, disquetes, etc., enquanto o conhecimento só é encontrado nos seres humanos. Somente os seres humanos são capazes de aplicar a informação através de seus cérebros ou de suas habilidosas mãos. A informação de torna inútil sem o conhecimento do ser humano para aplica-la produtivamente. Um livro que não é lido não tem valor para ninguém. É necessário lembrar que o excesso de informação também traz graves perigos.

A máquina multiplicou o número de informações com que o homem lida a cada dia, chegando a níveis absurdos. O volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse bombardeio desordenado, sem ter controle sobre isso e sem saber como se proteger, ou pelo menos, como selecionar de maneira correta.

Nos últimos anos, empresas do mundo inteiro mudaram muito diante das forças de globalização e incerteza econômica. Essas forças estão mudando os fundamentos de administração e de operação empresariais. Nesse mundo, novas maneiras de aumentar a produtividade, flexibilidade e agilidade do negócio deixaram de ser opcionais; são fatores essenciais para o ambiente de trabalho atual está evoluindo. As empresas que adotaram uma estratégia de mobilidade preveem que, em geral, o espaço usado para escritórios deve cair 17% até o final de 2020. Eles também preveem que quase um terço (29%) dos funcionários deixarão de trabalhar em escritórios tradicionais. Mas, as pessoas que continuam frequentando o escritório querem um ambiente criativo e inspirador. As organizações estão redesenhando o ambiente de trabalho para enfrentar esse desafio e incentivar mais mobilidade e a adoção das tecnologias de última geração.

Ao mesmo tempo, o uso de espaço é otimizado, com menos espaço dedicado a cada funcionário. Em organizações com uma visão do futuro, muitas pessoas não esperam uma mesa de trabalho individual. Na realidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com