TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada A Dier

Exames: Nada A Dier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 3

Interfaces gráficas com Swing

"Não tenho medo dos computadores. Temo a falta deles."

5.1 - Interfaces gráficas em Java

Atualmente, o Java suporta, oficialmente, dois tipos de bibliotecas gráficas: AWT e Swing. A AWT foi a primeira API para interfaces gráficas a surgir no Java e foi, mais tarde, superada pelo Swing (a partir do Java 1.2), que possui diversos benefícios em relação a seu antecessor.

As bibliotecas gráficas são bastante simples no que diz respeito a conceitos necessários para usá-las. A complexidade no aprendizado de interfaces gráficas em Java reside no tamanho das bibliotecas e no enorme mundo de possibilidades; isso pode assustar, em um primeiro momento.

AWT e Swing são bibliotecas gráficas oficiais inclusas em qualquer JRE ou JDK. Além destas, existem algumas outras bibliotecas de terceiros, sendo a mais famosa, o SWT - desenvolvida pela IBM e utilizada no Eclipse e em vários outros produtos.

5.2 - Portabilidade

As APIs de interface gráfica do Java favorecem, ao máximo, o lema de portabilidade da plataforma Java. O look-and-feel do Swing é único em todas as plataformas onde roda, seja ela Windows, Linux, ou qualquer outra. Isso implica que a aplicação terá exatamente a mesma interface (cores, tamanhos etc) em qualquer sistema operacional.

Grande parte da complexidade das classes e métodos do Swing está no fato da API ter sido desenvolvida tendo em mente o máximo de portabilidade possível. Favorece-se, por exemplo, o posicionamento relativo de componentes, em detrimento do uso de posicionamento fixo, que poderia prejudicar usuários com resoluções de tela diferentes da prevista.

Com Swing, não importa qual sistema operacional, qual resolução de tela, ou qual profundidade de cores: sua aplicação se comportará da mesma forma em todos os ambientes.

5.3 - Look And Feel

Look-and-Feel (ou LaF) é o nome que se dá à "cara" da aplicação (suas cores, formatos e etc). Por padrão, o Java vem com um look-and-feel próprio, que se comporta exatamente da mesma forma em todas as plataformas suportadas.

Mas, às vezes, esse não é o resultado desejado. Quando rodamos nossa aplicação no Windows, por exemplo, é bastante gritante a diferença em relação ao visual das aplicações nativas. Por isso é possível alterar qual o look-and-feel a ser usado em nossa aplicação.

Além do padrão do Java, o JRE 5 da Sun ainda traz LaF nativos para Windows e Mac OS, além do Motif e GTK. E, fora esses, você ainda pode baixar diversos LaF na Internet ou até desenvolver o seu próprio.

Veja esses screenshots da documentação do Swing mostrando a mesma aplicação rodando com 4 LaF diferentes:

5.4 - Componentes

O Swing traz muitos componentes para usarmos: botões, entradas de texto, tabelas, janelas, abas, scroll, árvores de arquivos e muitos outros. Durante o treinamento, veremos alguns componentes que nos ajudarão a fazer as telas do Argentum.

A biblioteca do Swing está no pacote javax.swing (inteira, exceto a parte de acessibilidade, que está em javax.accessibility).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com