TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanometrologia

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Nanometrologia

Os contínuos avanços da tecnologia nas mais diversas áreas têm como objetivo transparecer e trazer respostas aos questionamentos e às problemáticas existentes na busca do conhecimento. Todos os tipos de materiais, partículas e organismos, inclusive os invisíveis a olho nu, precisam ter suas características e comportamentos estudados. Nesse sentido, suas dimensões são variáveis e, por isso, exigem métodos, profissionais e equipamentos de análise específicos para ser possível sua visualização e identificação.

A metrologia está intimamente ligada a esse processo de conhecimento da matéria cuja escala é nanométrica, que só pode ser visualizada a partir de equipamentos tecnológicos, trabalhando em conjunto com a nanociência e a nanotecnologia. Esse processo envolve o acompanhamento, a manipulação, medição e o estabelecimento de fatores numéricos padronizados capazes de caracterizar o objeto estudado, além de tornar possível o seu entendimento por parte de instituições, órgãos regulamentadores e da comunidade acadêmica. A nanometrologia é exatamente a combinação entre a ciência das medições e o estudo de tudo aquilo que estiver inserido na escala de um bilionésimo de metro, que proporcione a melhor análise de suas estruturas e seu uso para as atividades científicas e industriais.

Da mesma forma como aconteceu com a eletricidade ou a informática, espera-se que a NT venha a influenciar quase todos os aspectos da atividade humana.

A nanometrologia visa analisar e mostrar resultados baseados em medidas diferentes das utilizadas em materiais convencionais, na escala micro ou macromolecular. A escala manométrica abrange partículas, estruturas e até espécies de seres presentes na vida do ser humano. O seu estudo e manipulação é de extrema importância para se adquirir conhecimento, já que podem ser utilizadas na produção industrial, em pesquisas científicas, ou em busca da cura de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com