TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Niquelagem

Artigo: Niquelagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 4

Niquelagem

O níquel, metal do grupo do ferro , tem características por ser branco, lúcido,duro,resistente,não oxidável a temperatura normal com isto se tornou importante na industria , onde e empregado para proteger superfície de outros metais menos resistentes a oxidação . Importante aplicação quanto ao níquel serve de camada intermediaria para o deposito de cromo , a niquelagem e um dos processos mais empregados e portanto o mais importante sob o ponte de vista comercial.

Em geral a niquelagem e tida como processo de galvanoplastia das mais difíceis , o que se justifica quanto a obtenção de resultados perfeitos , como o níquel e duro oferece dificuldade ao polimento ,então a superfície terá de ser polida antes da niquelagem . Vira depois o respectivo acabamento. Os banhos de maior emprego são os de sulfato duplo de níquel e amônia ,misturado com sulfato simples desse metal, a solução para niquelagem será um pouco acido , Ph de 5,6 ate 5,8. O sulfato duplo fornece reação levemente alcalina. Assim com adição de sulfato simples cuja reação e acida , obtem-se o expoente de hidrogênio indispensável ao funcionamento ótimo .

Podem ser diretamente niquelados o cobre e o latão bem como ferro e aço , Outros metais zinco ,estanho , chumbo, etc devem ser cobreados antes da niquelagem e preferível fazer o mesmo com o ferro porque neste aderência do niquel e bem melhor , alem de que defeitos no polimento ou na limpeza aparecem na cobreadura.

Em primeiro lugar os objetos a niquelagem serão submetidas ao polimento , que devera ser mais ou menos perfeito segundo e necessário superfície brilhante , espelhar ou superfície fosca. Depois se submete o objeto a desengordurarão , por imersão em banho quente de solda castiça em seguida o objeto e friccionado com escova. Acabado tal serviço , se os objetos forem de cobre ou latão e preciso desoxidalas em banho de cianeto de potássio durante cerca de um minuto, após o que entram numa solução de acido sulfúrico ,Lavam-se e afinal recebem banho de níquel

O níquel depositado eletroliticamente pode ser fosco ou brilhante, dependendo do banho utilizado. Em contato com o ar o níquel sofre embaçamento rápido. Geralmente após a niquelação é feita uma cromagem, o que evita o embaçamento e aumenta a resistência à corrosão.

Defeitos comuns em banho de níquel:

porosidade e Aspereza: Porosidade é produzida por inclusão de gases óleos que podem estar no depósito ou na superfície do metal a ser beneficiado.

A maioria das porosidades é causada por bolhas de hidrogênio, ar dissolvido, dióxido de carbono dissolvido, ou gotas de óleos ou graxas dispersas.

um dos melhores métodos para prevenir a porosidade é a agitação da solução.

aspereza é produzida por partículas presentes na solução, as quais durante a deposição ficam encapsuladas no depósito.

aprevenção de aspereza pode ser feita com a filtração que ajuda a manter a solução limpa de uma série de impurezas internas e externas.

aderência: Falta de aderência pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com