TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níquel

Por:   •  30/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

O níquel (Ni) é um elemento químico que constitue o grupo dos metais, de número atômico 28. Destaca-se por ser um material duro e maleável, tendo boa resistência à oxidação e à corrosão mesmo submetido a temperaturas extremas. Por ser um elemento resistente a corrosão, 65% de toda a sua produção é submetido a criação de aço inoxidável, vastamente utilizado para compor utensílios de cozinha, mas também encontramos em aplicações de galvanização, catalisadores, fundições, baterias e eletrodos. Dessa forma o níquel está presente em diversos materiais, como equipamentos eletrônicos, bélicos, aeroespaciais, produtos químicos, materiais de construção e utensílios domesticos.

As reservas de níquel no Brasil encontram-se nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste, deixando o país na 9° posição no ranking dos produtores mundiais, totalizando 13.006.961 tonelas em 2013. A Russia é o maior produtor, seguida pelo Canadá. Os países da America do Norte e da Europa consomem 45% do total mundial. Liderando o Japão como o maior consumidor de níquel no mundo.

A importância estratégica do uso do níquel, aliado ao crescimento da demanda e principalmente pelo processo industrial dos países são responsáveis pelo aumento no preço desse metal. Passando de 17 mil reais no início de 2000 para 40 mil reais a tonelada em 2015, conforme mostrado no gráfico abaixo. Diante dessa enorme diversidade de usos industriais e sua demanda de produção e consumo mundial, ligado ao aumento de seu valor em relação ao anos, fica evidente que o níquel é um metal imprescindível à sociedade industrial moderna e de uma importância estratégica para muitos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com