TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aspecto que influencia na Manutenção Industrial

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Aspecto que influencia na Manutenção Industrial

Após ler e estudar os arquivos sugeridos chegou à conclusão que devemos buscar continuamente a excelência industrial com uma abordagem e gestão estratégica, Partindo de princípios os indicadores de desempenho visando o controle dos custos e manutenção. este tipo de estrutura é baseada na Engenharia de Manutenção em que o foco e a redução de custos e desperdício e implantação de metodologia eficaz.

Notas:

  • Em meio a revolução industrial do século XVIII se originou os meios da produção industrial, porem os produtos da época não tinha controle de qualidade e a manutenção era tipicamente corretiva. E após a segunda guerra mundial o nível de exigência na qualidade dos produtos aumentou assim começando um controle mais rigoroso.

  • Sistemas de medição podem ser formados por um conjunto de indicadores que podem avaliar a eficiência e a eficácia do sistema medido
  • Balanced scorecard O modelo de Kaplan e Norton (1997) - o balanced scorecard ou simplificadamente, BSC - é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica e é organizado em torno de quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

                               

[pic 1]Figura 1, leansixsigmabelguim

Perspectiva financeira: os objetivos financeiros servem de foco para os objetivos e medidas das outras perspectivas do scorecard. Metas típicas financeiras são relativas à lucratividade, ao crescimento e ao valor para os acionistas.

 Perspectiva dos clientes: na perspectiva dos clientes as empresas identificam os segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir. Esta perspectiva permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionados aos clientes com segmentos específicos de clientes e mercado.

 Perspectiva dos processos internos: as medições internas para o balanced scorecard originam-se dos processos administrativos que têm maior impacto na satisfação do cliente - fatores que afetam o tempo de duração do ciclo, qualidade, competências dos funcioná- rios e produtividade, por exemplo. Esta perspectiva deve ser encarada como a superação das dificuldades.

 Perspectiva do aprendizado e crescimento: os objetivos da perspectiva de aprendizado e crescimento oferecem a infra-estrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras três perspectivas, além de continuar no processo de melhoria contínua e geração de valor ao cliente

Sistemática de definição de problemas (CAUSA RAIZ)

Tabela 1. Indicadores causa raiz

[pic 2]

Tabela 1 : Próprio, Autor

Tabela 2. Diagnostico causa raiz

[pic 3]Tabela 2: Próprio, Autor

Tabela 3: Gráfico de gastos com Manutenção Preventiva

Este gráfico de indicador, ele e composto por uma meta (faturamento x gasto mensal) e detalhado mês a mês com os valores obtidos.

É atribuído notas para o cumprimento das metas.

[pic 4] Figura 2, fonte:  Autor

Esta é algumas das ferramentas que proporciona a visualização dos indicadores assim facilitando a compreensão dos valores X metas.

Na tabela 1 (indicador de causa raiz) a causa raiz onde a um estudo detalhado do verdadeiro motivo.

Ex: Defeito : Falha na Bomba de Mistura da tinta, utiliza-se uma metodologia de “POR QUE”

1° Por que: Por que a bomba quebrou? Por que a viscosidade da tinta esta alta.

2 Por que :Por que a viscosidade da tinta estava alta? Por que o viscosímetro esta quebrado.

3°Por que:  Por que esta produzindo com viscosímetro quebrado? Porque precisamos Produzir, as peças já foram compradas para manutenção;

4° Por que: o Viscosímetro quebrou? Foi falta de manutenção preventiva, ou o operador não esta seguindo o procedimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (303.1 Kb)   docx (245.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com