TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Domínio Instrucional

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Domínio instrucional

Esse tipo de texto tem o objetivo de instruir os leitores sobre algum determinado procedimento ou instrução, ou seja, tem a função informativa. Eles também nos auxiliam e ajudam em como devemos proceder para fazer uma receita culinária, tomar um remédio, manusear um eletrodoméstico, estudar para as provas de um concurso, conhecer pontos turísticos de uma cidade, etc.

Vejamos dois exemplos: Uma receita retirada do site http://www.tudogostoso.com.br/.

Doces Caramelados

Ingredientes: 
- 2 xícaras de açúcar 
- 1 xícara de água 
- 2 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de preparo: 

Leve ao fogo o açúcar e a água, deixando ferver até o ponto de bala mole (pingue a calda em uma xícara com água para verificar o ponto). Adicione o vinagre e deixe no fogo até ficar com cor de champagne (no ponto de quebrar).

Abaixe o fogo ao mínimo. Jogue os doces um a um na calda, retire-os e coloque-os sobre superfície untada com manteiga.

E um manual de utilização de um determinado console de jogos da Playstation (http://www.playstation.com.).

Iniciar / sair de jogos

Iniciar um jogo

Quando insere um disco, o jogo é iniciado automaticamente.

Sair de um jogo

Durante um jogo, prima o botão PS no comando sem fios e, em seguida, selecione [pic 1] (Jogo) > [pic 2] (Sair do Jogo).

Conteúdo adicionais

Alguns jogos contêm conteúdo adicionais. Selecione o ícone de Conteúdo Adicionais para instalar e jogar jogos e ver vídeos especiais.

Domínio publicitário

Ele é muito utilizado em comerciais e propagandas que vemos na televisão, internet, revistas e outdoors. Tem o objetivo de tentar convencer as pessoas a fazerem alguma coisa, comprarem um serviço ou produto. Sendo assim, ele precisar estar exposto, no alcance aonde muitas pessoas poderão ver.

Vale uma observação quê: os anúncios são adequados de acordo ao público alvo deles, no caso de uma loja de brinquedos por exemplo, ele não será feito com palavras difíceis ou imagens que as crianças não entenderão, pois precisam ter uma linguagem simples para alcançarem asa crianças. 

Domínio Jornalístico

É do tipo que possui uma estrutura informativa, que visa ou busca informar e transmitir alguma notícia, fato ou acontecimento para o público. Geralmente são transmitidos pelos rádios, pela televisão, pelos jornais, entre outros. Uma vez que ele consegue alcançar uma grande variedade de setores da sociedade.

Um ótimo exemplo é a notícia: que é um texto meramente informativo, na qual da informações sobre algum assunto.

Diminuiu em nove o número de pontos impróprios para banho em Santa Catarina. O relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgado nesta sexta (26) apontou que dos 211 locais analisados, 140 estão próprios para banho.

As praias de Garopaba, Guarda do Embaú, em Palhoça, e Praia de Porto Belo, no Litoral Norte, já podem ser frequentadas pelos visitantes que desejam entrar no mar.

Porém, as cidades de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e Florianópolis têm mais pontos impróprios em relação ao relatório passado. Na capital, há 44 pontos em boas condições e 31 impróprios.

As cidades de Imbituba e Laguna, ambas no Sul do estado, também voltaram a ter pontos impróprios.

Fonte: G1
Acesso em: 27/02/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com