TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filtro de Mangas

Por:   •  4/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Agnaldo Gama Oliveira

Shirley Moreira de Souza

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE FILTRAGEM A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DAS MANGAS CONVENCIONAIS POR FIBRA DE VIDRO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA.

POJUCA-BA

2018

Agnaldo Gama Oliveira

Shirley Moreira de Souza

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE FILTRAGEM A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DAS MANGAS CONVENCIONAIS POR FIBRA DE VIDRO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA.

Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia de Projeto do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Orientador: Profº. Udiniz

POJUCA-BA

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................……………………….4

  1. Filtro de manga...................................................................................................5

2.OBJETIVOS............................................................................………………………10

2.1. Objetivo geral..................................................................………………………..10

2.2. Objetivos específicos............................................………………………………10

3. JUSTIFICATIVA.....................................................................……………………...11

4. MATERIAL E MÉTODO............................................................……………………12

5. CRONOGRAMA.....................................................................................................13

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO        

                                                                

A indústria siderúrgica continua sendo uma das mais expressivas em âmbito nacional, pois seu produto final, o aço, atende a diversos mercados internos. Porém, o crescimento desse segmento intensifica o impacto ambiental, principalmente no que tange à atmosfera.

Por esse motivo, necessita controlar a emissão de particulados para a atmosfera, ou pelas exigências governamentais, ou pelo reaproveitamento da matéria-prima, ou mesmo, pela política de respeito ao meio ambiente.

        A indústria siderúrgica é uma das maiores responsáveis pela poluição atmosférica em seu entorno. Os componentes encontrados nos gases liberados pelos processos de fabricação desse tipo de indústria são considerados nocivos e prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. Portanto, para controlar esse tipo de problema foi criado um controle rígido feito por órgãos ambientais que estabelece um limite para emissão de substâncias.

As emissões atmosféricas mais importantes provenientes das unidades operacionais da indústria siderúrgica são: material particulado (MP), óxidos de nitrogênio (NO2), óxidos de enxofre (SO2), óxidos de carbono (CO2), metais pesados, compostos orgânicos voláteis, compostos acíclicos aromáticos, dioxinas e furanos, entre outros. (ALMEIDA, 1999)

Na década de 1980 foi instaurada a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) que era constituído por órgãos que detinham a responsabilidade pela proteção e melhoria da qualidade do ambiente. Além disso, essa lei também instaurava a criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que foi instaurado como um órgão legislador, sendo este responsável pelas diretrizes federais básicas emitidas através de resoluções (MAGRINI et al, 2005).

Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo a saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, a fauna e a flora, ou seja prejudicial a segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade. (CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, RESOLUÇÃO Nº 03/90).

A resolução CONAMA 001 /1986 determina a definição de impacto ambiental: Impacto Ambiental é caracterizado pela alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam:

1. A saúde, a segurança e o bem estar da população;

2. As atividades sociais e econômicas;

3. A biota;

4. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

5. A qualidade dos recursos ambientais.

        A resolução do CONAMA 436/11 que complementa a resolução 382/06, estabelece limites de emissões para atividades de fontes fixas como: fabricação de aço, geração de eletricidade, refino de petróleo, entre outras.

Em razão dos efeitos nocivos oriundos da emissão desses poluentes atmosféricos, existe uma preocupação constante com a redução dessas emissões, portanto, a procura é muito grande por tecnologias que sejam capazes de atender as exigências feitas pelo CONAMA.

Com o rigor das leis, o setor industrial foi obrigado a controlar a emissão de seus poluentes. Uma das técnicas mais utilizadas para capturar partículas de uma corrente gasosa é a filtração, seu processo ocorre pela passagem dos gases através do meio filtrante, na qual as partículas vão se depositando sobre a superfície do filtro. Essa operação possui alta eficiência, fácil operação, flexibilidade e economia (DONOVAN, 1985).

        Atualmente existem algumas tecnologias que já são largamente utilizadas para o controle de emissões. As mais empregadas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (529.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com