TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERADOR DE SINAIS

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

UFCG – Universidade Federal de Campina Grande

CEEI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática

DEE – Departamento de Engenharia Elétrica

Disciplina:         Laboratório de Eletrônica

Professor:        José Gutembergue de Assis Lira

Aluno:         José Domingos de A. Neto

                  José Patrício Gomes da Silva

RELATÓRIO - EXPERIMENTO #5:

GERADOR DE SINAIS

Data do experimento: 02 de Agosto de 2017

Campina Grande, agosto de 2017

Objetivos:

        Esta prática tem como objetivo a montagem e verificação de um circuito gerador de sinais, tais como ondas quadradas e triangulares.  Com o uso de amplificadores operacionais e elementos passivos.

Materiais utilizados:

  • Circuito Integrado TL 084;
  • Resistores: 10kΩ, 1kΩ, 100kΩ;
  •  Fonte de tensão de 12V e -12V
  • Potenciômetro;
  • Diodo
  • Capacitor: 1nF e 10nF;
  • Osciloscópio digital;
  • Multímetro digital;

Montagem 1: OSCILADOR DE ONDA QUADRADA E EXPONENCIAL

É um circuito que utiliza realimentação positiva para o funcionamento, ele apenas utiliza o capacitor para armazenar energia e comparar a tensão do pino 13 (entrada inversora) com a tensão do pino 12(entrada não inversora) dessa forma o amplificador, funciona como um comparador, saturando para cima (V13 < V12) ou para baixo (V13 > V12), dessa forma se gera a onda quadrada, o circuito pode ser visto a figura 1, em seguida foi colocado um potenciômetro como mostrado na figura 2 com isso pode-se obter ondas quadradas com diferentes frequencias.

[pic 1]

Figura 1 – Oscilador de onda quadrada

[pic 2]

Figura 2 – Oscilador de onda quadrada com freqüência Variável

Montagem 2: GERADOR DE PULSOS

Ao adicionar dois diodos com polaridades invertida na malha negativa do amplificador, podemos controlar o tempo de carregamento e descarregamento do capacitor, dessa forma podemos gerar sinais PWM a qual a largura do pulso e determinada pela constante(τ) de carrega e descarga de um capacitor podemos observar o circuito através da figura 3 .

[pic 3]

Figura 3 – Gerador de Pulsos

Montagem 3: INTEGRADOR

Em primeira instancia temos que fazer algumas considerações para o circuito da figura 4 ser considerado um circuito integrador ω»1/RC, desse modo a tensão em cima do capacitor é considerada um integrador.

[pic 4]

Figura 4 - Integrador

Conclusões

        Verificou-se que o amplificador operacional possui uma grande importância na eletrônica, apesar deste texto abordar algumas montagens, é possível observar que de acordo com as configurações dos dispositivos o amplificador operacional pode ser usado em diversos ramos, tendo assim diversas aplicações. Os filtros eletrônicos constituem uma das aplicações mais comuns da eletrônica, sendo amplamente utilizados na aquisição e processamento de sinais de áudio, vídeos e de dados, em sistemas de alimentação, telecomunicações, controle e instrumentação. Possui um vasto e diversificado repertório de aplicações em praticamente todos os setores da eletrônica. No presente experimento podemos verificar todas as funcionalidades de como o ampop pode funcionar também como filtro, com ótimas características de banda de passagem, freqüência de corte, fator de qualidade e freqüência de ressonância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com