TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Por:   •  7/4/2022  •  Ensaio  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MORRO DA CAIXA 1.

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Reforma da Unidade Básica de Saúde Morro da Caixa, sendo que a área a ser reformada é de 85,08m² e a futura ampliação será de 170,12m² totalizando 255,20m². A UBS encontra-se localizada na rua Antônio Borges, ao lado da Clínica do Beck, no bairro Monte Castelo, em Tubarão – SC.

1.1. Objetivo

O presente memorial visa orientar e complementar os projetos no que se refere às especificações técnicas, tipo e qualidade dos materiais e serviços a serem executados.

1.2. Localização

A edificação localiza-se numa área de 19.396,50m2 de propriedade da Prefeitura Municipal de Tubarão, possuindo forma e topografia irregular, com as seguintes medidas e confrontações:

• Frente ao norte com a rua Antônio Borges com 109,85m.

• Fundos ao sul com quem de direito com 92,36m.

• Lateral oeste com quem de direito com 205,30m.

• Lateral leste com quem de direito com 235,35m.

1.3. Projeto

O mesmo é constituído de Arquitetônico com plantas baixas, corte e fachada. Responsável técnico: Projeto Arquitetônico – Cecília Felipe Margotti (Arquiteta CAU Nº A7920-0) Proj. Hidrossanitário - Cecília Felipe Margotti (Arquiteta CAU Nº A7920-0)

1.4. Edificação

A área a ser reformada é parte da edificação onde será implantada a UBS do Morro da Caixa.

1.5. Especificações para Execução dos Serviços

Os serviços serão executados em estreita e total observância às indicações dos projetos. Em caso de divergência entre as especificações e os projetos, prevalecerão os definidos pelo memorial. Haverá, permanentemente, na obra um jogo completo do projeto e um exemplar deste Memorial Descritivo.

1.6. Obrigações para Execução

Os serviços a serem executados, deverão seguir rigorosamente as seguintes normas:

• os materiais deverão ser de primeira qualidade, satisfazendo as especificações técnicas;

• a mão-de-obra a ser empregada será especializada, sendo de primeira qualidade e o acabamento esmerado;

• despesas legais, obrigações como legislação social e trabalhista, registro, impostos, seguros, ART de execução e outros necessários à execução da obra, serão da competência do construtor, inclusive fornecimento das placas necessárias a legalização da obra.

2. ADMINISTRAÇÃO DA OBRA

Compete ao construtor, manter um engenheiro residente devidamente registrado e habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da região, responsável pela execução e gerenciamento dos serviços, pelo bom andamento e qualidade, e pelo cronograma físico da obra, submetido à fiscalização nomeada pela Municipalidade. Além disso, o construtor manterá um encarregado geral e demais elementos necessários em conformidade com a lei e as necessidades exigidas. Todas as despesas para a iniciação da obra, ligação e consumo durante a execução da mesma, assim como manter equipamentos de segurança exigidos, deverão recair sobre o construtor. O construtor deverá fornecer anotações de responsabilidade técnica da execução da obra. Qualquer alteração que o construtor pretender fazer no cumprimento do projeto, terá que informar, previamente, por escrito, à fiscalização para a aprovação. O construtor deverá facilitar à fiscalização o acesso aos materiais empregados na execução da obra, bem como aos serviços elaborados. À fiscalização é assegurado o direito de ordenar a suspensão das obras, caso seja detectada alguma irregularidade no decorrer do seu andamento. Durante toda a execução da obra será exigido limpeza permanente, para o bom andamento dos serviços.

3. SERVIÇOS PRELIMINARES

O construtor deverá executar os serviços necessários, sendo:

- retirada de portas e janelas identificadas em projeto,

- retirada de toda a cobertura,

- retirada da calha existente que liga as duas coberturas,

- colocação da placa alusiva à obra.

4. ALVENARIA E FECHAMENTOS

As portas e janelas existentes terão a posição invertida sendo que deverá ser executado o fechamento dos vãos. Serão retiradas as portas e janelas das salas de odontologia, reunião, preventivo, consultório indiferenciado e cozinha, conforme indicado em projeto. As alvenarias serão executadas com tijolo cerâmico de 6 furos, e obedecerão as dimensões e alinhamentos existentes na edificação. Para o assentamento dos tijolos será utilizados argamassa de cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8. As fiadas deverão ser devidamente alinhadas e aprumadas com juntas na espessura máxima de 15mm. Na Sala de vacinas será executada uma parede com divisória tipo divilux.

5. COBERTURA

A cobertura será totalmente substituída. A calha metálica existente deverá ser substituída por uma nova pois a mesma apresenta sérios problemas de execução. A estrutura do telhado deverá ser de madeira de qualidade, dura, seca, de primeira qualidade, e não serão permitidas emendas, a não ser sobre os apoios. Os pregos deverão ser do tipo apropriado e compatível com a bitola da madeira empregada. Tanto as bitolas do madeiramento como as suas dimensões e espaçamentos serão executados rigorosamente de acordo com as plantas de detalhes do projeto arquitetônico. Todas as madeiras deverão ser imunizadas antes da montagem, cuja aplicação deverá seguir as recomendações do fabricante e aprovação da fiscalização. A cobertura será feita com telhas cerâmicas tipo francesas, o mesmo acontecendo com as cumeeiras, que serão rejuntadas. O forro que será substituído será executado com lâminas de PVC. Para a coleta de águas pluviais, serão utilizadas calhas de PVC no sentido horizontal do telhamento e tubos de PVC para a descida d’água e caixas de passagem de CA, com mais ou menos ¾” de brita, que seguirão para a rede pluvial existente.

6. PAVIMENTAÇÃO

Na área interna onde haverá retirada das portas o revestimento cerâmico será recuperado com piso cerâmico com as mesmas características do existente e será assentado com argamassa pronta “cimento-cola”, o mesmo acontecendo com os rodapés cerâmicos.

7. PAREDES EXTERNAS, INTERNAS E TETO

Antes de se iniciar qualquer serviço de revestimento, todas as canalizações deverão ser testadas pelo Engenheiro responsável pela execução da obra

7.1. Paredes de Alvenaria Todas as paredes de alvenaria onde houve fechamento de vãos levarão chapisco, emboço e reboco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com