TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial de Cálculos Energia Solar

Por:   •  23/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial de Cálculos

  1.  Determinação do Número de Módulos

Para a determinação dos módulos pegou-se o telhado e analisou a quantidade de placas que poderiam ser dispostas, com isso, viu se que o telhado comportava 14 módulos, os módulos foram definidos da marca JINKO e de uma potencia de 450W, tal escolha deu pela qualidade comercial da marca, e pela potencia ser mais fácil de encontrar. Com isso a potencia do sistema foi definida da seguinte forma:

[pic 1]

Assim, aplicando a fórmula acima ao cálculo, temos que a potencia do sistema, é de 6.3kW.

  1. Escolha do inversor solar e identificação do local de instalação

O inversor escolhido, por motivos de qualidade de mercado e da potência instalada de módulos, trata de um inversor Growatt MIN 6000TL-X, com uma potência de 6kWp, suportando segundo seu datasheet, uma máxima potência de módulos de 8.1kW. A escolha do local de instalação, trata-se da garagem, escolha feita através da planta disponibilizada, isso se dá, pois o inversor ficara em um local coberto, aumentando assim, sua vida útil, e de fora da residência, o que evita agravar um possível curto-circuito que pode acabar gerando um incêndio ou danos graves a residência. Além disso, colocando-o mais próximo do sistema que ficara localizado uma parte sobre o telhado da garagem, aumentamos o aproveitamento da geração, e diminuímos o gasto com cabeamento.

  1. Determinação da configuração de séries e/ou arranjos fotovoltaicos, orientação dos painéis, identificação de sombreamentos.

Para a determinação da configuração das séries ou arranjos fotovoltaicos é importante a análise dos datasheet, tanto das placas como dos inversores. Ao analisar o do modelo das placas escolhidas, tomemos o , a máxima voltagem de potência, e o , a voltagem em circuito aberto, o primeiro com valor de 42.9V e o segundo com 51.5V. Além disso, devemos observar ambas correntes, a máxima potencia de corrente, e , a corrente de circuito circuito, a primeira de valor 10.49A, e a segunda de 11.32A.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Como no inversor central as placas são ligadas em série, ou seja, soma-se as tensões e conserva o valor das correntes. Com isso, analisamos o datasheet do equipamento em questão para se determinar quantas placas podemos colocar em uma mesma string e conecta-las a MPPT do aparelho, lembrando que o inversor necessita de uma potencia mínima de placas conectadas para que a MPPT ative. A máxima faixa de tensão CC deste modelo, é de 500V, e a faixa de tensão de MPPT, temos um mínimo de 60V e máximo de 500V. Como temos 14 placas, calculamos:

[pic 6]

Assim temos:

500V = 51,5V* Quantidade de placas

Quantidade de placas = 9 módulos

Com isso, concluímos que podemos colocar até 9 módulos em uma string e pelos dados coletados, consequentemente, também em uma MPPT. Mas devido, a quantidade total de módulos, 14, e das duas MPPTs disponíveis em tal inversor, iremos definir 2 strings com 7 módulos cada, e utilizando as 2 MPPTs disponíveis. Com isso:

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

A orientação definida para os painéis é o norte, apesar da inclinação do telhado ser para o sul, segundo dados obtidos pela planta da residência disponibilizada, irá ser feito uma pequena estrutura para corrigir a orientação e voltar os painéis para o norte para obterem um melhor aproveitamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (549.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com