TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pré Dimensionamento de Estrutura Metálica

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI - CESG[pic 1]

FACULDADE GUANAMBI

TRABALHO DE

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

E

TEORIA DAS ESTRUTURAS II

Guanambi – BA

2016

ALLYXANDRE JUNQUEIRA AGUIAR DA SILVA

EDILSON MINÓ BATISTA

GILSON ELIAS DA SILVA

GUSTAVO RODRIGUES NOVAES

JOSÉ LÚCIO TEIXEIRA DE AZEVEDO

PROJETO DE PROTÓTIPO DE COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Trabalho apresentado à Faculdade Guanambi como requisito parcial para a aprovação nas disciplinas Resistência dos Materiais II e Teoria das Estruturas II, ministradas pelo Prof. Engº Mecânico Tácio Eduardo Silva Ramos e Prof. Engº Mecânico Luis Fernando Dias, respectivamente.

Guanambi – BA

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

 OBJETIVO GERAL        4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

REFERENCIAL TEÓRICO        4

ESTUDO DE CASO..............................................................................................6

RESULTADOS E DISCUSSÕES.........................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................9

REFERÊNCIAS        9

APÊNDICE...........................................................................................................12


1 INTRODUÇÃO

Uma sistemática de grande eficácia no que diz respeito à fixação das teorias apresentadas em sala de aula é o desenvolvimento de projetos com ênfase na prática, onde o discente apresenta aos docentes um pouco do que será por eles enfrentado no exercício da profissão. Trata-se da análise, elaboração e execução de projetos para serem apresentados à apreciação crítica da comunidade acadêmica.

Segundo Guimarães (2009), para se alcançar uma aprendizagem expressiva, é necessário a escolha correta da metodologia de ensino. Castrogiovanni (2009) considera a confecção de maquetes como sendo um “laboratório geográfico” de grande benefício para o ensino, proporcionando ao aluno uma relevante interação social. Sendo a maquete um modelo tridimensional dos exemplos bidimensionais apresentados em sala de aula, esta proporciona uma maior percepção da realidade prática relacionada.

Nesse contexto, propõe-se a execução de construção de um arquétipo de cobertura para quadra poliesportiva com finalidade estritamente didática. Em meio a uma vasta quantidade de modelos existentes, escolheu-se o modelo de cobertura metálica treliçada, por mais se adequar aos conteúdos e conhecimentos adquiridos até o presente momento nesta e em outras disciplinas do curso de Engenharia Civil.

A maquete em tela desenvolver-se-á fundamentada nas normas técnicas vigentes, bem como nos cálculos relacionados às solicitações físicas e mecânicas listadas no escopo do presente trabalho. Tudo isso contribuirá de forma significativa na escolha dos materiais, métodos construtivos e os dimensionamentos que serão utilizados no desenvolvimento do protótipo em questão.

        Após concluída sua construção, a miniatura será disponibilizada para apreciação e análise crítica de toda a comunidade acadêmica, e a equipe discorrerá sobre as etapas do processo construtivo, bem como toda teoria, alicerce para o resultado final a ser obtido.

        Lista-se inúmeros benefícios a serem atingidos durante e depois da execução da tarefa solicitada. Entre eles, cita-se: maior percepção da realidade relacionada à teoria apresentada; trabalho em equipe; interatividade com a comunidade acadêmica; contato com materiais e métodos construtivos;

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Estudo, análise, elaboração e execução de um projeto construtivo de um arquétipo da cobertura de uma quadra poliesportiva para fins meramente didáticos, levando-se em consideração os esforços físicos e mecânicos previamente listados. Para isso, aplicar-se-á todo conhecimento adquirido pelos docentes do curso até o presente momento nas matérias já concluídas bem como nas disciplinas Resistência dos Materiais II e Teorias das Estruturas II, ambas em andamento no semestre em curso.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Construção de uma maquete tridimensional medindo 2,0m de comprimento, 0,90m de largura e 0,465m de altura, utilizando ferro, aço e madeira artificial tipo compensado;

- Desenvolvimento de referencial de embasamento teórico, bem como memorial de cálculo referente às solicitações da estrutura;

- Apresentação do resultado final a toda comunidade acadêmica;

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Ao se iniciar a idealização de um projeto, a escolha do material e da estrutura a serem utilizados constitui uma fase fundamental de todo o processo de concepção, execução e até mesmo na vida útil do produto final. Almeja-se minimizar os custos de produção, o tempo de execução e a exploração dos recursos naturais, alcançando máxima segurança e o resultado estético esperado.

Para o incremento e implementação de um projeto estrutural, deve-se levar em consideração, primordialmente, os conceitos da estática e resistência dos materiais, no que diz respeito à determinação das forças internas e externas ali presentes. Tudo isso, para fins de desenvolvimento dos cálculos e análise do desempenho do material. Cabe salientar, conforme Riley et al. (2003), que:

Segurança e economia em um projeto são dois aspectos sobre os quais um engenheiro deve assumir responsabilidade. Ele deve ser capaz de calcular a intensidade das forças internas às quais cada parte de uma máquina ou estrutura está submetida e a deformação que cada parte sofre durante o desempenho de sua função prevista. [...] é indispensável o domínio completo do significado físico de tensão e deformação. (RILEY; STURGES; MORRIS, 2003, p.35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (455.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com