TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é O DBA (definição)?

Trabalho Universitário: O Que é O DBA (definição)?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o DBA (definição)?

Administração de dados é a função responsável por desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.

Quais são suas atribuições?

É o profissional responsável pela administração e gerenciamento do banco de dados. Isto normalmente envolve:

» A instalação do próprio (SQL Server, Oracle, Saybase, MySQL, etc) em um servidor específico para as bases de dados da organização.

» Cálculo e dimensionamento de clusters e blocagem para criação/instalação das bases de dados.

» Dimensionamento e criação dos arquivos em disco que servirão como "repositórios" dos diversos bancos de dados que fazem parte da base de dados de uma organização. (No Oracle, por exemplo, corresponde ao dimensionamento de files e TableSpaces para um determinado banco de dados).

» A criação de usuários e o controle sobre o que cada um pode ou não fazer na base de dados (grants) e toda a segurança relacionada a acessos às bases de dados.

» A criação de objetos de dados como tabelas, índices, constraints, views, triggers, sequnces, etc, seguindo as especificações (scripts de criação) de um analista de sistemas, engenheiro, arquiteto de software ou técnico responsável pelas atividades de modelagem de um projeto de software.

» Analisar os scripts de criação de objetos, propondo determinadas alterações eventualmente necessárias ao aumento de performance e ganho do banco de dados.

» Análise periódica das bases de dados considerando aspectos como estimativas e dados de crescimento das bases, performance, estatíecicas de utilização, transações, etc.

» Elaboração (eventual) e garantia (normal) de nomenclaturas e padrões que devem ser seguidos pelos modeladores de software para objetos de dados (nomes de tabelas, atributos, índices, etc).

» Dimensionamento de hardware e software para instalação de bases de dados da organização ou de um determinado projeto de software.

» Planejamento, execução e guarda de cópias de segurança das bases de dados, bem como, eventualmente, a execução de atividades necessárias à restauração.

Eventualmente os DBA´s envolvem-se com o desenvolvimento de Stored Procedures, Pcakages/Procedures nos bancos de dados. Mas isto não é normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com