TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TENSÃO X DEFORMAÇÃO

Por:   •  5/6/2018  •  Ensaio  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENSAIO: TENSÃO X DEFORMAÇÃO

GLEICY KAROLLYNE RODRIGUES DA SILVA

LAVÍNIA LARA COSTA DA FRANÇA

WASHINGTON LUIZ SILVA DE OLIVEIRA

ARACAJU- SE

MAIO DE 2018

GLEICY KAROLLYNE RODRIGUES DA SILVA

LAVÍNIA LARA COSTA DA FRANÇA

WASHINGTON LUIZ SILVA DE OLIVEIRA

ENSAIO: TENSÃO X DEFORMAÇÃO

Relatório da prática experimental do ensaio Tensão X Deformação realizado em maio de 2018, da disciplina Ciência e Tecnologia dos materiais, turma N02, ministrada pelo Prof. Ranyere Lucena de Souza, na Universidade Tiradentes.

ARACAJU- SE

MAIO DE 2018

ÍNDICE

1. Introdução.............................................................................................................. 04

2. Objetivos................................................................................................................ 04

3. Materiais e métodos.............................................................................................. 05

4. Resultados e discussões....................................................................................... 07

5. Conclusão.............................................................................................................. 08

6. Bibliografia............................................................................................................. 08

  1. INTRODUÇÃO[a][b]

Na engenharia, a resistência dos materiais estuda a relação entre as cargas que são aplicadas a um corpo deformável externamente, e a intensidade em que as forças internas atuam, abrangendo o cálculo das deformações do corpo e o estudo da sua estabilidade, quando submetido a solicitações externas (HIBBELER, 2004).

O ensaio de tensão-deformação tem funções cruciais para a determinação das propriedades dos materiais. Callister e Rethwish (2013) ressaltaram que os ensaios mais comuns são conduzidos sob tração e, por isso, é denominado ensaio de tração.

O ensaio consiste em aplicar uma força uniaxial crescente a um corpo de prova. Após a ruptura ou até mesmo durante, devem ser analisadas as deformações no material. O corpo de prova comumente é padronizado, admitindo forma chata ou cilíndrica, dando possibilidade para as comparações entres ensaios com diferentes materiais. O ensaio é realizado em uma máquina universal de ensaios onde podemos acompanhar num monitor a formação do gráfico Tensão x Deformação.

  1. OBJETIVOS

Conhecendo a importância das propriedades dos materiais, este ensaio tem como objetivo analisar o desempenho de um corpo de prova de aço 1020, utilizando o ensaio de tração, para obtenção de valores extremamente significantes, como:

  • Fase elástica;
  • Escoamento;
  • Fase plástica;
  • Limite de resistência;
  • Limite de ruptura.

  1. MATERIAIS
  • Corpo de Prova de Aço 1020;
  •  Máquina Universal de Ensaios Mecânicos.
  1. MÉTODOS

Inicialmente foi adquirido o corpo de prova, composto de uma liga metálica de aço 1020 (Imagem 1). Em seguida, foi utilizada a Máquina Universal de Ensaios Mecânicos, EMICID DL-2000, com capacidade máxima de 30kN (Imagem 2), localizada no Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura da Universidade Tiradentes.

Para o ensaio, o corpo é adicionado a máquina, onde sofre esforço longitudinal, ou seja, no sentido do seu comprimento. Tendo zero como ponto de origem, é aplicada uma força crescente até o ponto de ruptura, chave final do processo (Imagem 3).

Durante o ensaio um relatório de dados, com informações relevantes, gera também um gráfico em função da tensão e deformação. A partir do relatório e gráfico, se torna possível a identificação de propriedades do material estudado.

[pic 1]

Imagem 1.

   Imagem 2.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (395.5 Kb)   docx (365.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com