TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teorema de Norton

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 4

  1. RESUMO

        O teorema de Norton é mais uma dentre as inúmeras opções que temos para cálculos de grandezas pertinentes a circuitos elétricos. Ele se assemelha ao teorema de Thèvenin e tem a mesma aplicabilidade. A diferença fundamental é que o circuito equivalente consta de uma fonte de corrente em paralelo com uma resistência.

  1. INTRODUÇÃO

O circuito de Norton é constituído por uma fonte independente de corrente IN e uma resistência RN que substituem todas as fontes e resistência do circuito. Essa combinação em paralelo entre VTh e RN é equivalente ao circuito original. Para determinar o circuito de Norton é necessário determinarmos a corrente de Norton IN e resistência, RN, de Norton. Se colocarmos uma carga com resistência zero entre os terminais a e b do circuito teremos um curto circuito entre os terminais. Por definição, a corrente de curto-circuito entre os terminais é igual a corrente de Norton N I. E a resistência de Norton é obtida de maneira análoga a resistência de Thévenin, mas agora se determinando a tensão entre os terminais. A carga de Norton é igual à carga de Thévenin.

Exemplo de um circuito de Norton (Figura 1).

[pic 2]

Figura 1

  1. OBJETIVOS

Verificar experimentalmente o Teorema de Norton.

  1. MATERIAS E MÉTODOS

  • Multímetro
  • ProtoBoad
  • Resistores de R1=10 Ω, R2=12 Ω e R3=15 Ω
  • Fonte de Tensão Variável

 

[pic 3]

Figura 2

Utilizaram-se dois métodos neste circuito da figura 2 para medir a resistência e a corrente de Norton, a primeiro deu-se um curto na fonte de tensão e mediu-se a resistência entre o ponto A e B, já para medir a corrente utilizou-se a fonte de tensão ligando e mediu-se a corrente de A ate B.

[pic 4]

Figura 3

Neste circuito da figura 3 utiliza um método para medir a corrente e a tensão aplicada no resistor (RL), o primeiro retira a resistor (RL) e em seguida medir-se a corrente e a tensão nos pontos A e B.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como circuito apresentado na figura 2, primeiramente calculou-se a resistência e a corrente de Norton os resultados se encontra na tabela 1. Com os resultados calculados sua com parâmetro mediu-se a resistência e a corrente de Norton. Com ajuda do programa Multisim simulou-se o circuito.

IN

RN

0,77mA

8219 Ω

Tabela 1- Valores Calculados

IN

RN

0,79ma

8070 Ω

Tabela 2- Valores Medidos

IN

RN

0,769962mA

8219 Ω

Tabela 3- Valores Simulado

        Comparado os valores apresentado do primeiro circuito pode se nota que a diferença entre ele são pequenas tendo um erro percentual entres a corrente calculada e medida de 2,6% e a calcula e a simulada chegado quase 0% , o erro entre as resistências calculada e medida de 1,81% e entra a calcula e a simulada de 0%.

        Com relação a segundo circuito da figura 3 que foi feito usando o teorema de Norton para simplificar o primeiro circuito, calculou-se a corrente e a tensão aplicada no resistor (RL), mediu-se e simulou.

IL

VAB

0,68mA

0,68V

  Tabela 4- Valores Calculados

IL

VAB

0,65mA

0,67V

 Tabela 5- Valores Medidos

IL

VAB

0,68mA

0,68V

  Tabela 6- Valores Simulados

Em relação aos valores apresentados podem se percebidos que tem uma pequena diferença entre os valores calculados e simulados como os valores medidos, tendo um erro percentual de 4,41% entre a corrente (IL) e de 1% entre as tensões (IL).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com