TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O movimento harmônico simples (MHS)

Artigo: O movimento harmônico simples (MHS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Artigo  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE FISICA II

1-Movimento harmônico simples

O movimento harmônico simples (MHS) é todo movimento que se repete a intervalos regulares

O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de freqüência do movimento, onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular).

O movimento harmônico simples (MHS) acontece quando um ponto material vibra em torno de sua posição de equilíbrio, sob a ação de uma força restauradora proporcional à sua distância desta mesma posição de equilíbrio, diz-se que ele efetua um movimento harmônico simples.

Exemplos:

a) O de um corpo suspenso por uma mola;

b) O de um pêndulo oscilando com pequena amplitude;

c) O movimento do balancim de um relógio.

1.1-AMPLITUDE DO MOVIMENTO

Amplitude de movimento é o deslocamento angular de uma articulação (ENOKA, 1999). Quando esse deslocamento é máximo ela é definida como amplitude de movimento completa (ADMC). Entretanto, o movimento pode ocorrer em amplitudes menores que a completa e nesse caso a ADM é denominada parcial (ADMP). A capacidade de um músculo produzir força depende da ADM que está sendo treinada. A ADM influencia no comprimento em que o músculo é mantido e nos diferentes braços de momento alcançados durante a execução do exercício.

Amplitude do movimento pode ser considerada como uma constante positiva cujo valor depende do modo como o movimento foi produzido. A Amplitude Depende da integridade das superfícies articulares e flexibilidade dos tec. moles.

1.2-CONSTANTE DE FASE

A Constante de Fase ocorre quando a grandeza dependente do tempo é chamada de fase do movimento.

A Constante de Fase é a propagação de ondas de rádio através do espaço. Esta se dá pela transferência de energia por irradiação eletromagnética em radiofreqüência. Também se define a Constante de Fase como o movimento das ondas eletromagnéticas, ou a perturbação elétrica e magnética súbita através do espaço.

Quando se define Constante de Fase, não se pode referir ao fluxo da corrente elétrica no sentido comum, ambas podem se der em qualquer meio ou mesmo no espaço livre, porém, a Constante de Fase como o nome diz, Constante à longa distância e pode ser dirigida ou guiada, enquanto o fluxo de corrente se dá localmente, embora também possa ser dirigida ou guiada.

1.3-FREQUÊNCIA ANGULAR

Freqüência angular (ω) é a taxa de variação temporal de algum ângulo. No Sistema Internacional de Unidades, é medida em radianos por segundo.

A freqüência angular ou pulsação mede a velocidade de deslocamento de um ponto num círculo e a unidade usada é o radiano por segundo (rd/s). Esta freqüência angular é representada pela letra ômega (?) minúsculo e se relaciona com a freqüência.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com