TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Phishing?

Tese: O que é Phishing?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 17

O que é Phishing?

Todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet. Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.

Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento e prevenido contra o phishing. Para isso, você pode utilizar ferramentas anti-phishing gratuitas ou pagas e filtrar boa parte dessas ameaças. Alguns exemplos de aplicativos com esta finalidade são PhishGuard para o Firefox ou Internet Explorer eWOT para Google Chrome. Além disso, quase todos os antivírus no mercado são capazes de barrar este tipo de fraude.

Como acontece o golpe?

O phishing pode ocorrer de diversas formas. Algumas são bastante simples, como conversas falsas em mensageiros instantâneos e emails que pedem para clicar em links suspeitos. Fora isso, existem páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições. Todas essas maneiras, no entanto, convergem para o mesmo ponto: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas.

Se você já ouviu seus amigos reclamarem que receberam emails de um colega pedindo para clicar em determinado link, fique atento. O mesmo pode acontecer com você. Outros casos comuns são aquelas mensagens “estranhas” que alguns usuários recebem de amigos enquanto conversam no Windows Live Messenger (antigo MSN). O funcionamento é quase igual ao dos emails falsos, e você precisa tentar identificar a linguagem que o seu amigo normalmente usa. Fora isso, o mesmo tipo de fraude pode acontecer também através de SMS.

http://www.tecmundo.com.br/phishing/205-o-que-e-phishing-.htm#ixzz2NQ02jyjm

Aprenda a identificar um phishing e não caia mais neste golpe

São Paulo - Saiba como identificar o conto do vigário virtual e impedir que dados sensíveis, como senhas bancárias, sejam roubados.

Um e-mail que surge repentinamente na caixa de entrada, de um remetente desconhecido, com um endereço eletrônico sem sentido e uma mensagem duvidosa. Esta é a descrição de um phishing.

Golpes que se aproveitam do infinito mar de possibilidades chamado internet, os phishings, literalmente pescam dados de usuários desatentos, que caem no conto do vigário virtual.

A pesca, neste caso, é sinônimo de roubo. Os crackers, através de e-mails, persuadem o internauta a acreditar que ganhou viagens, prêmios ou que precisa recadastrar senhas para não perder contas.

Mais da série Segurança Digital

> Diário de um vítima online

> Entenda o que são worms e virus e projeta-se

Diferente de outros golpes, os phishings não trazem anexos. Do e-mail, o usuário é levado a clicar em um link. O objetivo do cracker é um só: roubar informações pessoais do usuário e utilizá-las ilegalmente.

História de pescador

Inspirado no inglês “fish”, que significa pescar, a prática ilegal compete aos crackers a mesma função dos pescadores, que jogam a isca para conseguir o máximo de peixes.

Outros destaques do IDG Now!: 

> 10 modelos de laptops que fizeram história

> Conheça a maior máquina do mundo

> Os 10 games mais importantes da história

> Veja como será a TV do futuro

> Rival do iPhone tem Windows e e-mail

> 15 relógios cheios de tecnologia

A forma original de “hackear” informações, o “phreaking”, foi criada por John Draper em 1970, com o Blue Box, dispositivo que “hackeava” sistemas de telefonia. A prática ficou conhecida como “Phone Phreaking”.

Transferida para a internet, a modalidade de golpe recebeu o batismo “phish” em 1996, por um grupo de hackers, o alt.2600. A inspiração veio do roubo de contas e scams de senhas de usuários da America Online. As contas com informações roubadas foram apelidadas de “phish”. O termo, um ano depois, já constava no dicionário de linguagem cracker.

++++

Estatísticas revelam apelo financeiro

Diariamente, são enviadas 904 mensagens diferentes de phishings, segundo o Internet ThreatReport (ITR), da Symantec, compilado em março de 2007. A Symantec bloqueou, no segundo semestre de 2006, um total de 1,5 bilhão de mensagens de phishing, aumento de 19% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano. 

A média de phishings enviados diariamente ficou em 8,48 milhões. No total, foram detectadas 166.248 mensagens diferentes, um aumento de 6% em relação a 2006.

O principal alvo de phishings são instituições financeiras, com 84% dos ataques. No Brasil, a técnica é líder entre os crackers para fazer vítimas. 

“Os bancos brasileiros sofrem com phishings mais que os de outros países”, conta Paulo Vendramini, gerente de engenharia de sistemas da Symantec, que explica que as instituições não liberam dados específicos sobre a quantidade de ataques.

Atenção aos detalhes

Mensagens complicadas e longas, jamais. Os criminosos utilizam textos simples para disseminar phishings. “O e-mail é também chamativo para que se clique rapidamente no link”, explica Vendramini.

Avisados que usuários evitam abrir anexos (especialmente de desconhecidos), os crackers driblam este alerta através do envio de um link, geralmente com um endereço que parece confiável, como o de um banco ou de outra organização séria.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um site falso, muito parecido com o original. O simples fato de acessar o site malicioso já pode torná-lo uma vítima - ali, malwares podem ser instalados. 

Screenloggers, alternativa aos keyloggers, detectam os movimentos e cliques do mouse, burlando o método de segurança bancário que pede a digitação de senhas na tela.

++++

Se eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com