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ORIGEM DA AUTOMAÇÃO

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Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

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A origem do computador está relacionada à necessidade de automatizar cálculos,

evidenciada inicialmente no uso de ábacos pelos babilônios, entre 2000 e 3000 a.C.

O marco seguinte foi à invenção da régua de cálculo e, posteriormente, da máquinaaritmética,

que efetuava soma e subtração por transmissões de engrenagens. George

Boole desenvolveu a álgebra booleana, que contém os princípios binários, posteriormente

aplicados às operações internas de computadores.

Em 1880, Herman Hollerith criou um novo método, baseado na utilização de cartões

perfurados, para automatizar algumas tarefas de tabulação do censo norte-americano. Os

resultados do censo, que antes demoravam mais de dez anos para serem tabulados,

foram obtidos em apenas seis semanas. O êxito intensificou o uso desta máquina que,

por sua vez, norteou a criação da máquina IBM, bastante parecida com o computador.

Em 1946, foi desenvolvido o primeiro computador de grande porte, completamente

eletrônico o Eniac, como foi chamado, ocupava mais de 180 m2 e pesava 30 toneladas.

Funcionava com válvulas e relês que consumiam 150.000 watts de potência para realizar

cerca de 5.000 cálculos aritméticos por segundo: Esta invenção caracterizou o que seria a

primeira geração de computadores que utilizava tecnologia de válvulas eletrônicas.

A segunda geração de computadores é marcada pelo uso de transistores (1952). Estes

componentes não precisam aquecer-se para funcionar, consomem menos energia e são

mais confiáveis. Seu tamanho era cem vezes menor que o de uma válvula, permitindo

que os computadores ocupassem muito menos espaço.

Com o desenvolvimento tecnológico, foi possível colocar milhares de transistores numa

pastilha de silício de 1 cm2 , o que resultou no circuito integrado (CI): Os CIs deram

origem à terceira geração de computadores, com redução significativa de tamanho e

aumento da capacidade de processamento.

Em 1975, surgiram os circuitos integrados em escala muito grande (VLSI): Os chamados

chips constituíram a quarta geração de computadores. Foram então criados os

computadores pessoais, de tamanho reduzido e baixo custo de fabricação.Para se ter

idéia do nível de desenvolvimento desses computadores nos últimos quarenta anos,

enquanto o Eniac fazia apenas 5 mil cálculos por segundo, um chip atual faz 50 milhões

de cálculos no mesmo tempo.

Voltando a 1948, o americano John T Parsons desenvolveu um método de emprego de

cartões perfurados com informações para controlar os movimentos de uma máquinaferramenta.

Demonstrado o invento, a Força Aérea patrocinou uma série de projetos de pesquisa,

Número da

Conta e Senha

Processamento

de Dados

Extrato

Impresso

COMPUTADOR

12

coordenados pelo laboratório de servomecanismos do Instituto Tecnológico de

Massachusetts (MIT). Poucos anos depois, o MIT desenvolveu um protótipo de uma

fresadora com três eixos dotados de servomecanismos de posição.

A partir desta época, fabricantes de máquinas-ferramenta começaram a desenvolver

projetos particulares.

Essa atividade deu origem ao comando numérico, que implementou uma forma

programável de automação com processo controlado por números, letras ou símbolos.

Com esse equipamento, o MIT desenvolveu uma linguagem de programação que auxilia a

entrada de comandos de trajetórias de ferramentas na máquina. Trata-se da linguagem

APT (do inglês, Automatically Programmed Tools, ou “Ferramentas Programadas

Automaticamente”).

Os robôs (do tcheco robota, que significa "escravo, trabalho forçado") substituíram a mãode-

obra no transporte de materiais e em atividades perigosas. O robô programável foi

projetado em 1954 pelo americano George Devol, que mais tarde fundou a fábrica de

robôs Unimation. Poucos anos depois, a GM instalou robôs em sua linha de produção

para soldagem de carrocerias.

Ainda nos anos 50, surge a idéia da computação gráfica interativa: forma de entrada de

dados por meio de símbolos gráficos com respostas em tempo real. O MIT produziu

figuras simples por meio da interface de tubo de raios catódicos (idêntico ao tubo de

imagem de um televisor) com um computador. Em 1959, a GM começou a explorar a

computação gráfica.

A década de 1960 foi o período mais crítico das pesquisas na área de computação gráfica

interativa. Na época, o grande passo da pesquisa foi o desenvolvimento do sistema

sketchpad, que tornou possível criar desenhos e alterações de objetos de maneira

interativa, num tubo de raios catódicos.

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