TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação para objetos e aulas

Tese: Orientação para objetos e aulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes

Neste relatorio iremos abortar a orientação a objeto e classes. A maior singularidade da programação orientada a objetos em relação a outros paradigmas de programação e que também permitem definição de estrutura e operações nessas estruturas utilizando o conceito de herança, mecanismo através do qual definições que já existem são estendidas sem quaisquer dificuldade. Com a herança deve ser destacado a importância do polimorfismo, que permite selecionar funcionalidade que um programa vai utilizar de forma dinâmica, no processo da execução.

Classes

a definição de classes e seus relacionamento é a parte mais importante no projeto de um sistema. Uma classe representa um gabarito para muitos objetos e descreve como estes objetos estão estruturados internamente. Além disso uma classe também descreve o que o objeto da classe ira fazer qual será o seu comportamente ou seja a funcionalidade que será aplicada ao objeto da classe. Essas instruções são passadas através de métodos ( um método seria como se fosse uma função) que tem permissão de comandar apenas suas variaves locais e seus atributos que foram definidos para a classe.

Na UML a representação de uma classe é tipicamente expressada pela forma grafica. Vide imagens:

A classe possui um nome no qual serve como identificador para a mesma, com isso é possível referencia-la. As classes também possuem atributos para descrever a propriedade da classe o atributo e identificado por um nome e seu tipo, e os metodos definem as funcionalidade da classe. As classes podem ter três tipos de visibilidade:

Público -> Representado pelo símbolo +, nesse caso o objeto pode ser acessado por qualquer um.

Privativo -> Representado pelo símbolo -, nesse caso o atributo ou metodo do objeto não tera nenhuma visibilidade externa.

Protegido -> Representado pelo símbolo #, nesse caso o atributo ou metodo do objeto pode ser acessado em caso de herança.

Métodos

Métodos são blocos de código que pertencem a uma classe e tem por finalidade realizar uma tarefa. Eles são análogos às funções em C e sub-rotinas em pascal. Métodos geralmente correspondem à uma ação do objeto. Exemplo: correr, pegar, etc. Numa classe para realizar cálculos matemáticos poderia ser pegar somar, subtrair, dividir, etc. Além disso um papel fundamental dos mesmos é ter de evitar reescrever código para uma mesma função toda vez que se deseja chamá-la.

Os a função do método e definir o comportamento de uma classe, quais são suas ações e o que pode ou não ser feito, com isso todo método deve retornar uma informação. Quando se chama um método ele "interrompe" a execução de um bloco de código que chamdou o metodo e então começa a execução do codigo do metodo chamado, e ao final dessa execução é retomado a execução do bloco de código que foi "interrompido".

Os métodos podem receber porém para que isso aconteça e preciso declarar os tipos e nome dos parametros: Ex:

public int NOME (int valor)

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com