TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e composição, funções e métodos de recuperação de petróleo

Pesquisas Acadêmicas: Origem e composição, funções e métodos de recuperação de petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um elemento muito utilizado atualmente, desde sua origem e composição até suas funções e métodos de extração. O próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. É um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) sedimentares subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica, é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. É formado por hidrocarbonetos (combinação de moléculas de carbono e hidrogênio) originado a partir de restos orgânicos depositados no fundo dos oceanos, que sofreram transformações físico-químicas ao longo de milhares de anos para dar origem a essa substância escura, viscosa e altamente inflamável.

A primeira forma descoberta foi o betume, que era aplicado nas civilizações antigas para tratamentos médicos, mumificação de corpos, construções, pavimentação de estradas, para fins bélicos, etc. Vários registros bíblicos fazem referência ao seu uso, como em Gênesis 6,14: "Betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora". Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, com a consequente possibilidade de aparecer à superfície.

Os países ricos em reservas petrolíferas estão localizados no Oriente Médio e possuem, portanto, um território muito cobiçado, gerando uma constante disputa entre as nações para o seu domínio. Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais. O petróleo movimenta a economia, servindo de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, originando também a parafina, o gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel, combustível de aviação, todos os plásticos que conhecemos, poliéster, silicones e medicamentos, entre uma infinidade de produtos empregados no cotidiano da população.

Todavia, em virtude da grande exploração dessa substância durante tanto tempo, há previsões de que daqui alguns anos as reservas se esgotarão e o mundo que está dependente do petróleo, terá que utilizar outras ferramentas para substituí-lo. Ainda assim, extrai-se cada vez de uma profundidade maior, chegando até a 6.000 metros. Os estudos e as sondagens sobre possíveis jazidas não cessam, mesmo que tenhamos que desenvolver alternativas úteis para quando os recursos usados hoje não estiverem mais disponíveis.

DESENVOLVIMENTO

Na fase pré-histórica da exploração intensa do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C. Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.

Na Ásia Menor (Oriente Médio), onde se encontram atualmente as maiores jazidas petrolíferas do mundo, o imperador Alexandre o Grande, da Macedônia, numa de suas expedições observou, a presença de chamas surgidas do seio da terra e de uma fonte de combustível que chegava a formar um lago.

Antigamente, em certas regiões dos EUA, a presença de água era muito rara e na sua busca foi perfurado o primeiro poço de petróleo (1859). Mas foi apenas na segunda metade do século XIX que o petróleo começou a ser aproveitado industrialmente em Tittusville pelo Coronel Edwin L. Drake.

Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.

Como era muito inflamável o petróleo passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim, o querosene.

Com a invenção dos motores de explosão e a diesel (1887), as frações do petróleo que eram desprezadas, passaram a ter novas aplicações.

A partir de 1920 os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível. Em 1930 surgiu a indústria petroquímica, tendo como base o petróleo para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.

Dessa forma, a indústria de refino teve um impulso fenomenal, garantindo o abastecimento de milhares de veículos e o funcionamento dos parques industriais. A gasolina passou a ser o principal derivado do petróleo, enquanto ocorria uma ampliação do sistema de estradas, exigindo mais asfalto. Em 1938, 30% da energia consumida no mundo provinha do petróleo.

No entanto, as duas crises sucessivas do petróleo, em 1973 e 1978, levaram a uma reconsideração da política internacional em relação a esse produto, e os países dependentes do petróleo intensificaram a busca de fontes de energia alternativas. Comercialmente, existem dois tipos do composto: o leve (com maior proporção de gasolina) e o pesado (com maior proporção de querosene e óleos combustíveis). O petróleo leve tem maior cotação no mercado mundial, por causa do elevado consumo de gasolina.

A produção brasileira de petróleo satisfaz metade do que é consumido, a outra metade é importada, principalmente, dos países árabes, como o fazem os demais países industrializados.

Depois de identificar através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.

Associado ao gás e a água nos poros da rocha, em geral o petróleo acha-se submetido a grandes pressões, de modo que a perfuração de um poço faz com que o óleo e o gás sejam impulsionados através do poço pela energia natural do reservatório.

As perfurações mais modernas são feitas por sondas rotativas, com brocas de aço de alta dureza e diferentes tipos e diâmetro, dependentes do diâmetro do poço e da natureza da rocha que devem penetrar. A função das refinarias consiste em dividir o óleo cru em frações (grupos) delimitadas pelo ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com