TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Agrotóxicos

Por:   •  22/12/2019  •  Dissertação  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje em dia, muitos agricultores utilizam o agrotóxicos para eliminar pragas,fungos,bactérias indesejadas de suas lavouras para aumentar sua produtividade . Em seu contexto histórico o Brasil sempre prezou pela monocultura exportadora de matérias primas, sendo assim, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia do país e deste então o uso de agrotóxicos que é uma substancias química sintética considerada tóxica são usados em grandes escalas para manter um alto rendimento de produção. Porém, o uso dos agrotóxicos se por um lado pode ser positivo pela atuação ao combate de pragas por outro pode ser negativo pois causa desequilíbrio ambiental e é um risco para a saúde. Um dos principais agrotóxicos utilizados no Brasil e no mundo é o herbicida glifosato que  é aplicado nas folhas de plantas daninhas, aquelas que nascem espontaneamente no meio das lavouras e prejudicam a produção agrícola e também bloqueia a capacidade da planta de absorver alguns nutrientes.

A aplicação deste produto fatalmente irá atingir o solo ,penetrando-o atinge os cursos d’agua que gera contaminações graves ou em dia chuvoso a chuva varre a  agua e pode levar o produto que atingiu o solo direto pro curso d’agua conhecido como processo de “lixiviação”  e o mais preocupante  o uso excessivo torna as pragas das lavouras mais resistentes.  em áreas maiores predomina  o uso de equipamentos da aviação agrícola e conforme for esta aplicação o produto pode contaminar o ar matando insetos.

Já os efeitos nos humanos está relacionada ao consumo dos  alimentos intoxicados de forma que só a lavagem deste alimento não retira esse agrotóxico  contido que pode causar doenças ao longo do tempo, e também o contato direto com o veneno por parte dos agricultores pela falta de consciência para com o uso correto de EPI  ou de até mesmo investimento para tal, fatalmente ao longo do tempo esses trabalhadores terá alta probabilidade de contrair algum tipo de câncer.

Quais seriam a alternativa aos agrotóxicos com o auxílio de controle e automação se tornarem mais sustentáveis ?

A definição de sustentabilidade  é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.” ou seja, a sustentabilidade serve   para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.

Diante deste fato, o papel e a responsabilidade das indústrias de agriculta  em relação ao uso dos agrotóxicos é que haja um consumo consciente  deste produto e até mesmo sua substituição por métodos mais sustentáveis, pois, a humanidade terá que produzir bastante alimento ou então a terra pode ter sérios problemas por não suportar o crescimento populacional então é  muito importante que haja este desenvolvimento no campo com o auxílio da tecnologia , é neste momento onde se encaixa o papel da automação de processos industriais .

Os processos de controle e automação foi implementado para atingir o desenvolvimento sustentável nas indústrias é fundamental para essa indústria colocar em pratica medidas  para manter o crescimento social,econômico e ecológico.

A engenharia de automação ganha cada vez mais importância atualmente  para equilibrar essas três variáveis (social,econômico,ecológico) investido em tecnologias e recursos que automatizam os processos industriais, gerando diversos ganhos .

Sendo assim , Para combater esta problemática no campo Um grupo de pesquisas Robotic Agriculture da Universidade Harper Adams, na Inglaterra, estão desenvolvendo sensores precisos e sensíveis, capazes de medir a "complexidade do ambiente em expansão" em cada metro quadrado de solos aráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (611.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com