TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aletas Introdução

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

  1. INTRODUÇÃO

   A transferência de calor por ocorre quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes são colocados em contato, ou em um mesmo local, fazendo com que a energia térmica de um corpo seja transferida para outro. Esta transferência de calor pode acontecer de três maneiras diferentes, por condução, convecção ou irradiação.

As aletas são superfícies que se estendem de um objeto com a finalidade de aumentar sua troca térmica com o ambiente a partir de trocas de calor por convecção. Podem ser classificadas de acordo com situações físicas distintas em aletas longas, aletas com perda de calor desprezível na ponta, e aletas com convecção na ponta.

 Através do estudo de transferência de calor, alcançamos um entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor, que buscam otimizar a troca de calor de um fluido com outro, através do aumento da superfície de contato por onde ele escoa, tornando-se um modo mais fácil e frequente na troca de calor com outro fluido.

Diversas são as aplicações de aletas na engenharia, sendo mais comuns em motores a combustão interna, dissipadores, em equipamentos elétricos, como por exemplo: transformadores e inversores. Com as informações obtidas no estudo da aleta, como dimensões, espaçamento dos termopares, temperatura, houve uma análise no intuito de determinar o material que é composta por ela.

2.  OBJETIVOS

Objetivando complementar as aulas teóricas do curso Transferência de Calor I, foi proposto uma aula laboratorial para análise e consolidação do conhecimento sobre transferência de calor por aletas.  O experimento realizado durante a aula se caracterizou pela análise de uma aleta fixada em um resistor elétrico sendo possível analisar a temperatura em quatro pontos distintos ao longo do comprimento da aleta. Com os dados obtidos é possível determinar a condutividade térmica (K) da aleta consequentemente determinar o material da mesma. O processo experimental consistiu em observar como se comportava cada ponto de uma aleta que era aquecida por um resistor, com o auxílio do software Signal Express para a aquisição de dados nessa prática. A partir disso, determinamos o coeficiente de condutividade térmica da aleta, para posteriormente verificar de que material era constituída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com