TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principios de Engenharia

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA

2020

ROBERT DA SILVA MACAU

PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA

                                                                                             Trabalho apresentado como pré- requisito parcial da disciplina Princípios de Engenharia, da instituição de ensino superior UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEDA, sob a orientação da docente CARLOS CANEJO.

2020

Avaliação 2 – Estudo de caso: Levantamento de empresas imersas em inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

Conforme você estudou nesta unidade 3, a Inovação Tecnológica é a grande propulsora da evolução da humanidade e, com certeza, nos dias atuais a importância da inserção de princípios sustentáveis nas inovações não pode ser negligenciada. Dessa feita, a importância deste trabalho encontra-se em você buscar no mercado empresas que utilizam as inovações tecnológicas e o desenvolvimento sustentável como vantagens competitivas.
Inovar significa renovar ou introduzir novidades (uma ideia de fazer alguma coisa nova) de qualquer espécie. É sabido que as empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas e organizacionais ao longo do tempo.
Já o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Dessa feita, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável têm ganhado destaque nas últimas décadas dentro do mundo.
Nesse tema, a busca de inovações tecnológicas imersas em princípios sustentáveis parece ser o grande trade-off do momento.
Com base nesses conceitos busque empresas de engenharia que se utilizam desses princípios (inovação tecnológica e sustentabilidade) e exponha em documento, segundo o passo-a-passo abaixo.


1. Buscar empresas de engenharia brasileiras ou não, que utilizam como vantagens competitivas a inovação tecnológica e critérios de sustentabilidade em seus negócios.

Nas minhas pesquisas eu optei pela Neste Oyj, empresa finlandesa que produz, refina e comercializa produtos de petróleo e serviços de transporte e engenharia. Eleita a 3ª empresa entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2020, pela Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

https://www.corporateknights.com/reports/2020-global-100/2020-global-100-ranking-15795648/


2. Fazer um texto argumentativo (resenha), levando em consideração a empresa escolhida e apontando onde há nesta empresa, inovação tecnológica e critérios de sustentabilidade, apontando suas vantagens.

Com o passar do tempo e com o aumento exponencial preocupação com a questão ambiental, muitas pequenas, médias e longas empresas, estão desenvolvendo tecnologias e práticas produtivas menos poluentes, visando a conservação do meio ambiente, gerando crescentes oportunidades de negócios, a partir de inovações voltadas para a produção sustentável, assim, fornecendo tecnologias e produtos eficientes para a mitigação dos impactos ambientais. Com a excassez dos recursos naturais no mundo, as empresas industriais estão buscando novas maneiras de utilizar as matérias-primas existentes e encontrar soluções recicláveis. Um dos grandes mercados que vem crescendo, é a produção de veículos elétricos, visto que, em um futuro próximo, grande parte dos países vão ter uma alteração significativa na sua matriz energética, e o petróleo e gás natural ficarão em segundo plano, dando lugar a energias mais limpas. A empresa que escolhi, é especializada em fornecer petróleo com equipamentos de última geração, com toda a linha de produção, desde a extração até o fornecimento, com tecnologia de ponta e totalmente focada na sustentabilidade e diminuição dos impactos ambientais causados, tanto na produção quanto na extração de petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com