TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPAbich

Dissertações: PAPAbich. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 2 (Equipe)

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.

Nesta atividade compreenderemos a estrutura padrão das demonstrações financeiras, e o significado de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios. Conhecemos duas técnicas de análise das demonstrações financeiras: Vertical e Horizontal, e os detalhes das demonstrações financeiras, (Balanço Patrimonial e DRE), com resultados apurados. Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras. O nosso grupo compreende que a contabilidade vem se tornando o principal caminho de ligação de informações entre a empresa e o mundo externo.

 Estrutura do ativo e do Passivo

Os bens e direitos que a empresa tem são representados pelo ativo que se divide em 3 grupos: Circulante, realizável ao longo prazo, e permanente. O ativo de curto prazo é mais importante, tem maior liquidez, é usado para garantir o pagamento de despesas.

Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, tem prazos diferentes para pagamento das dívidas, é dividido em 3 grupos: Circulante, exigível á longo prazo, e patrimônio liquido.

O ativo é na maioria das vezes parecido com o passivo, os recursos que a empresa tem nos ativos são financiados por recursos do Passivo. A empresa é financiada por Recursos de terceiros e Recursos Próprios. Quando os recursos de terceiros são maiores, há um risco para a empresa, pois passa a trabalhar mais com recursos de terceiros do que com seus próprios recursos.

Demonstrações de resultados

Receitas são fontes de recursos, as despesas e custos são aplicações. A demonstração de resultado mostra a soma dos valores do período, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado, seja ele lucro ou prejuízo. Quanto maior forem os lucros da empresa, melhor poderá investir nos seus ativos usando seus próprios recursos. As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações Primárias (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado), Demonstrações Secundárias (Principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos), Métodos de Análise: (Horizontal e Vertical) e Índices: (Grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária)). O objetivo da análise pode se referir ao passado, presente ou futuro em termos de atuação da empresa, ainda que os dados contábeis se refiram a acontecimentos passados, podem-se usar os mesmos para lançamento futuro.

Liquidez e Capital de Giro

A rapidez com que o ativo se transforma em dinheiro é chamada de Liquidez, quando muito procurados tem maior liquidez, um exemplo são as aplicações financeiras, é um direito de recebimento imediato. O capital de giro é usado para comprar estoques, financiar vendas aos clientes, caso haja sobras é usado em aplicações. A empresa deverá manter sua situação de liquidez usando estes recursos para pagar dívidas.

Capital Próprio e Capital de terceiros

O capital próprio é representado pelo patrimônio liquido, ou seja, o recurso dos sócios, mas estão sendo usados na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros. Recursos de terceiros são as dívidas de curtos e longos prazos mostradas no Passivo (Circulante Exigível). Têm duas formas: Recursos Naturais (Naturais da atividade normal e operacional da empresa) e Recursos Não Operacionais (Recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes).

Tipo de balanço

A Legislação societária é o tipo mais comum, usado por todas as empresas LTDA. e S.A. de Capital Fechado. As empresas apresentam seus Balanços com valores nominais de cada período do balanço. As empresas de capital aberto (S.A) devem publicar seus balanços atualizando os valores para moeda da data do ultimo balanço. Qualquer variação será real.

Análise Vertical e Horizontal

São técnicas para analisar as demonstrações financeiras. Não existe lei para definir o uso ou forma para apurar as Analises vertical e horizontal, só existem métodos aprovados pelo mercado financeiro mundial. As Características mais importantes das Análises são as comparações de valores de um período com valores apresentados em períodos anteriores para mostrar crescimento ou decrescimento. A análise vertical auxilia na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e dá detalhes da evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE. Comparam percentuais dentro de um período.

A análise horizontal nos dá informações que nos permite verificar a evolução dos elementos do BP e da DRE de um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valor obtido na data ou ano-base. Às vezes uma conta pode ter um crescimento grande, mas representar pouco no balanço, então o crescimento talvez não afete muito na empresa. Por isso, as duas análises se completam e devem ser usadas.

Etapa 2

Passo 3 (Equipe)

1- Efetuar os cálculos da análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício da Natura Cosméticos S.A

Análise Horizontal e Vertical do Balanço Patrimonial

Análise Horizontal e Vertical da DRE

Passo 4 (Equipe)

Reunir-se e discutir os principais pontos a serem analisados na planilha criada no Passo 3, para a elaboração de um relatório sobre a situação da empresa, a partir dos cálculos efetuados. Este relatório deverá ter no máximo uma lauda.

Sabemos que o principal objetivo de um Balanço Patrimonial é oferecer um diagnóstico sobre a situação econômico-financeira de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com