TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - PERFORMANCE EM PROJETOS DE APLICAÇÃO

Exames: PIM I - PERFORMANCE EM PROJETOS DE APLICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  5.136 Palavras (21 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

THIAGO ANTUNES FERNANDES OLIVEIRA

PERFORMANCE EM PROJETOS DE APLICAÇÃO

No prazo e dentro do orçamento

Ribeirão Preto – CENTRO

2013

THIAGO ANTUNES FERNANDES OLIVEIRA

PERFORMANCE EM PROJETOS DE APLICAÇÃO

No prazo e dentro do orçamento

Thiago Antunes Fernandes Oliveira

RA 1111877

Gestão em Tecnologia da Informação

Ribeirão Preto – CENTRO

2013

RESUMO

Serão apresentados dados de pesquisas sólidas, com fontes confiáveis, realizadas com profissionais experientes que especificam com um levantamento de qualidade os problemas que levam as empresas no Brasil a errarem tanto em gestão de projetos, atraso em prazos e estouro de orçamentos. O objetivo é deixar claro quais são os maiores problemas no mercado atual de TI brasileiro e quais são as possíveis mudanças que podem surtir resultado positivo nesse cenário que nos encontramos.

Palavras-chave: Empresas, gestão de projetos, prazos, orçamentos, problemas, resultado positivo.

ABSTRACT

Data will be presented from solid researchs, with reliable sources, made by expert professional that specify with a quality guathering problems that makes companies in Brazil to take so much mistakes in Project management, with out of time and budget bursts The object is make clear what are the biggests problems in the current brazilian IT Market and what are possible changes thar can take positive effects iun this scenario.

Keywords: companies, Project management, time, budget, problems, positive effects.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. PROBLEMAS COMUNS 6

3. CAUSAS 8

4. SOLUÇÕES 15

5. CONCLUSÃO 22

6. REFERÊNCIAS 23

1. INTRODUÇÃO

Gerência efetiva e produtiva de projetos é um desafio para 80% das empresas mundiais. Algumas, com mais maturidade em processos e gerenciamento, conseguiram amadurecer seus processos e quebrar a utopia de que gerencia de projetos, estimativa de prazos e cumprimento dos orçamentos de custos são itens impossíveis de conciliarmos dentro da nossa realidade de TI. Algumas pesquisas ligadas à área, feitas pela Exame e Gartner, mostram que as empresas de mais tempo de mercado e de maior porte estão com um processo mais maduro, pois já aprenderam com várias decisões erradas tomadas durante seu processo evolutivo.

Veremos um pouco dessas experiências e algumas filosofias montadas por institutos de pesquisa para desviar dos problemas mais comuns na gestão de projetos na área de TI.

2. PROBLEMAS COMUNS

As empresas sofrem atualmente em sua grande maioria com a falta de competência dos nossos gerentes de projetos que, por terem pouca experiência, deixam passar despercebido algum sinal que o projeto virá a ter algum problema futuro. Não conseguem gerenciar qualitativamente o risco do projeto e falham muito ao montar o escopo inicial.

Outro problema comum nas empresas de médio e pequeno porte é que a direção da empresa quando pode montar um escritório de projetos dentro da empresa, entende que o profissional que gerencia projetos em qualquer área, é capaz também de gerenciar projetos na área de TI, o que é bem pelo contrário. A TI envolve uma dinâmica de alteração de escopo, gestão de risco e conflitos muito maior que qualquer outra área, e profissionais que não sejam plenamente capacitado nesses conhecimentos, terão uma dificuldade maior para acompanhar um projeto na área de TI sem que algo estoure neste ciclo.

A falta de adoção de ferramentas e metodologias de trabalho também são grandes vilãs nesse mau desempenho em gerência de projetos. Ainda são maioria os gestores e donos de empresa acham que é apenas um capricho esse investimento em ferramentas de apoio e ignoram o fato que elas foram criadas para apoiar e otimizar tempo.

Anualmente, os escritórios do PMI no Brasil organizam um benchmarking, a fim de compreender a situação da área de gerenciamento de projetos no país, como: aplicação de metodologias, principais ferramentas utilizadas, principais áreas de problemas, causa dos problemas, treinamento, investimento em certificações, etc. Do benchmarking realizado em 2009 (Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil), publicado em 2010, do qual participaram 300 empresas, temos dois pontos importantes. O primeiro ponto é quanto às questões contidas no referido relatório sobre prazos e custos: 79% das empresas responderam que costumam ter problemas com prazos e 62% com custos. Estes resultados, independentemente de qualquer comparativo, podem ser considerados elevados, ou seja, grosso modo pode-se dizer que quatro em cada cinco projetos têm problemas de prazo e três em cada cinco têm problemas de custos.

O segundo ponto importante é a apresentação das causas dos problemas em projetos. Das 18 causas apontadas pelas 300 empresas pesquisadas, ao analisar apenas as causas que tiveram índice superior a 50%, que foram: problemas de comunicação (76%), não cumprimento dos prazos (71%), mudança constante de escopo (70%), escopo não definido adequadamente (61%), concorrência pelos recursos (52%) e estimativas incorretas e sem fundamento (52%). Estes resultados evidenciam a importância em se gerenciar efetivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com