TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paletização Do Arcy

Exames: Paletização Do Arcy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Empresa de Estudo: JB Componentes plásticos para Indústria Automotiva

1. Atual Cenário: Fechou novos contratos, e decidiu realizar a expansão de sua planta industrial e também o aumento de seu quadro de funcionários.

2. Produto para Estudos: PBJ-47 composto pela montagem de peças plásticas.

3. Processo Atual:

4. Problemas Identificas nesse Processo:

a. Presença de duas operações de transporte durante o processo.

b. Um fator causador de problemas é a quantidade de pessoas utilizadas para realizar a operação.

c. Operação de embalagem e paletização realizadas na mesma célula.

d. Muitas faltas de funcionários.

e. Alta rotatividade de funcionários.

f. Empresa com gestão familiar com resistência a mudanças e adoção de novas metodologias gerenciais.

Fig.2 – Diagrama de Ishikawa

5. Analise dos Problemas Identificados:

Pelos problemas identificados acima, podemos ver que as causas deles estão ligadas diretamente com pessoas, ou seja, quanto menos tivermos dependência humana mais efetiva será esse processo de paletização.

Em um processo de paletização quanto mais rustico for esse tipo de processo, mais demorada será essa operação e o fato de termos uma área dedicada a realizar duas operações no mesmo espaço, acarreta em mais gargalo da produção.

Temos que focar também em um dos principais alicerces da companhia, que são as pessoas, e nesse caso será necessário gerar uma fonte para aumentarmos o engajamento dos mesmos para com a empresa.

6. Propor soluções possíveis:

Com a utilização de robôs na linha de embalagem, teremos como programar a produção de acordo com a demanda. A operação seria modificada da seguinte forma, seria criada uma nova forma de fazer esse processo. Para isso, já que possuímos espaço suficiente como fator positivo, iremos colocar todas essas operações em somente um silo, e seria composto da seguinte forma:

1. No processo de separação de peças utilizaríamos uma forma mais eficaz de triagem de peças. Seria criado um repositório de peças com utilização de localização automática de peças em lote de acordo com a demanda de produção. Para a localização, seria utilizada a identificação de lotes através de códigos de barra.

2. O processo de montagem continuaria manualmente, devido a serem produtos da indústria automobilística, e necessitarem de um torque especifico e assertivo. Após a montagem elas seguirão o caminho para a área de embalagem pelo conjunto de esteiras automáticas com controle de velocidade independentes.

3. Quando essas peças chegam à área de embalagens, elas são direcionadas por meio de um dispositivo em forma de raquete para umas das cinco esteiras de embalagens. Como esses conjuntos já estão montados de tamanho e peso padrão, ele é retirado por um braço robótico que o coloca dentro da embalagem padrão que corre em perpendicular a essas cinco esteiras de embalagem. No final dessa esteira em perpendicular é feito a selagem superior da embalagem passando por um túnel composto por esteira com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com