TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peneumatica E Hidraulica

Pesquisas Acadêmicas: Peneumatica E Hidraulica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS

CAXIAS DO SUL 01 DE OUTUBRO DE 2014

RESUMO

O presente projeto, que se caracteriza por utilizar de uma metodologia aplicada tem como objetivo principal projetar e demonstrar a aplicação de uma puncionadeira pneumática, com a utilização de atuadores, por compressão, utilizada na indústria calçadista, mais precisamente na fabricação de solados. A escolha do tema para a realização deste trabalho ocorreu devido a disciplina de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos que estamos estudando no decorrer deste semestre. A um crescimento de mercado na área de automação pneumática, e por intermédio disso foi constatado que é um setor, que vem sendo explorado e proporcionando boas oportunidades de negócio. A pesquisa de modo geral, procedeu-se com análise bibliográfica, estudos de casos de aplicação de prensa pneumática em processos semelhantes, metodologias, referências, e, principais critérios para aplicação de puncionadeira e prensas pneumáticas. Assim sendo, neste projeto, utilizou-se como suporte prático simulações no software FESTO, FluidSim, o qual esta disponível no sit. de Wilson Schwebel . Esse tipo de projeto de punionadeiras simples e prensas têm com o intuito de promover melhores condições de trabalho, para os colaboradores, a comprovação que o projeto é viável no quesito custo/benefício, também reduz o numero de acidentes no trabalho.

INTRODUÇÃO

A automação pode ser definida como a tecnologia por meio da qual um processo ou procedimento é alcançado sem assistência humana. É realizada utilizando-se um programa de instruções combinado a um sistema de controle que executa as instruções. Para automatizar um processo, é preciso energia não só para conduzir o processo como para operar o programa e o sistema de controle (GROOVER, 2010). Em vista disso, é considerada uma importante aliada da otimização do desempenho dos colaboradores, pois por meio da tecnologia são concebidos indicadores que auxiliam a gestão, acelera processos e remove movimentos manuais dispensáveis, garantindo a redução de tarefas que não sejam ergonomicamente aceitáveis e que não geram valor aos produtos. Sendo assim, automatizar processos descentraliza tarefas, proporciona a autonomia do colaborador contribuindo para a obtenção da eficácia na gestão.

Para Silveira (2009), a automação é um conceito e um conjunto de técnicas que, por meio das quais, se constroem sistemas ativos capazes de atuar com uma eficiência ótima pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual atuam. Dentro deste contexto, os gregos introduziram a Pneumática, que provém da expressão “Pneuma”, que significa fôlego ou vento. Assim sendo, segundo estabelecido pela ISO 5598, “Sistemas e Componentes Hidráulicos e Pneumáticos”, a pneumática refere-se à ciência e tecnologia que utiliza o ar ou gases neutros como meio de transmissão de potência. Portanto, verifica-se que o foco da pneumática é a automação, pois com a introdução da mesma reduz-se o esforço físico na execução de diversos trabalhos.

Em vista disso, este projeto propõe a aplicação de um sistema automático para furacão de solados garantindo a integridade do operador dessa forma, foi verificada a força necessária para a deformação e velocidade requerida para a máquina.

Baseando-se na introdução da pneumática nos processos de automação, e considerando suas características, vantagens e desvantagens, esse projeto tem como objetivo redução de custos na produção e segurança do operador na utilização de atuadores pneumáticos. Uma das principais contribuições científicas que se espera desse trabalho é o desenvolvimento de uma prensa que seja eficaz, eficiente e economicamente viável. A justificativa desse estudo fundamenta-se então, na introdução de uma forma de contribuição para o trabalho de colaboradores que atuam nesses processos fabris, que está em vasta expansão, diante do aumento da consciência ambiental.

Elementos de automação da prensa pneumática

Conforme priorização do estudo de uma prensa pneumática, nesse trabalho, necessita-se, ainda, de base teórica sobre atuadores e válvulas, pois na montagem de componentes automatizados os mesmos são essenciais para transferir energia em potência mecânica, no entanto, a próxima seção descreve os dispositivos usados no projeto.

Automação

A palavra automação, que no latim significa “mover-se por si”, transcreve a movimentação de um equipamento por meios que lhe permitam realizar seu controle automaticamente, sem intervenção humana. Em vista disso, pode-se definir automação como a tecnologia que se ocupa da utilização de sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e computacionais na operação e controle da produção.

O termo automação industrial foi criado para designar o conjunto de estudos, princípios e métodos destinados a substituir a intervenção humana em determinadas atividades, ou seja, trata-se de um meio de garantir alta produtividade com elevada eficiência e padrão de qualidade que permitem a redução no custo final do produto, bem como a sua disponibilidade em tempo relativamente menor.

Segundo o autor Silveira (2009), automação industrial é a aplicação de softwares ou equipamentos específicos para operacionalizar uma máquina ou uma célula de produção, com o objetivo de aumentar a eficiência e eficácia da organização.

Elementos de automação da prensa pneumática

Conforme priorização do estudo de uma prensa pneumática, nesse trabalho, necessita-se, ainda, de base teórica sobre atuadores e válvulas, pois na montagem de componentes automatizados os mesmos são essenciais para transferir energia em potência mecânica, no entanto, a próxima seção descreve os dispositivos usados no projeto.

Atuadores:

São elementos mecânicos que por meio de movimentos lineares ou rotativos, transformam em energia pneumática a energia cinética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com