TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placas Tectonicas

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3
  1. a) Nosso planeta é dividido em três camadas sendo elas: Crosta que é dividida em crosta continental e crosta oceânica, o manto que é dividido em manto superficial, manto transicional ou zona de transição e manto inferior e o núcleo que é divido em núcleo interno e núcleo externo.

[pic 1]

 b) As ondas sísmicas explicam devido a sua velocidade de propagação em diferentes materiais aonde ela atravessa. Sendo assim estudando a velocidade das ondas e como elas são refletidas ou refratadas é possível medir as espessuras das camadas. Assim temos as ondas P que se deslocam em materiais sólidos, líquidos e gasosos, com uma alta velocidade e as ondas S que se deslocam somente em materiais sólidos e com uma velocidade menor.

  1. a) Crosta continental, a rocha predominante é o granito, com espessura de até 40km e uma densidade média de 2,7g/cm³. Já a crosta oceânica, a rocha predominante é o basalto, com espessura de 5 a 10km e uma densidade média de 3,0 g/cm³.

b) Os principais elementos químicos presentes na Crosta terrestre são o Oxigênio (O), Silício (Si) e o Alumínio (Al).

  1. a) A primeira evidência seria que as cadeias de montanhas formam uma única cadeia contínua com a mesma idade e estilo de deformação em toda a sua extensão e a segunda seria os fósseis da mesma espécie encontrados nos dois continentes.

b) Ocorreu no final do período Jurássico.

  1. a) Figura 1: Limite Convergente

Figura 2: Limite Transformante

Figura 3: Limite Divergente

b) Nos limites convergentes podem ocorrer vulcanismo, formação de montanhas, metamorfismo, terremoto, importantes depósitos minerais. Já os limites transformantes pode ocorrer terremotos de baixa intensidade e no limite divergente tem-se terremotos, vulcanismo e o rifteamento.

c) As placas tectônicas se movem devido às correntes de convecção que ocorrem na astenosfera, assim as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto em direção à litosfera.

  1. O oceano atlântico se formou com a fratura da Pangea, devido a separação das placas americanas da euro-asiática e africana. Assim os continentes se separaram o suficiente criando grandes vales em riftes, que com o passar do tempo vai aumentando, podendo romper o continente, permitindo a entrada do mar, após ela continua se separando gerando assim lagos profundos e posteriormente os oceanos.

  1. O Brasil não já vulcões ativos e nem terremotos em grande escala devido a ele estar localizado em cima de uma única placa tectônica chamada de placa sul americana, sendo que esses fenômenos só ocorrem nas bordas das placas, ou seja aonde ocorre a divisa delas.
  1. Os argumentos que são utilizados para explicar a teoria da deriva continental são: distribuição global dos sistemas de montanhas e das cordilheiras meso-oceânicas, distribuição dos vulcões, terremotos, espessura dos sedimentos oceânicos, ilhas oceânicas e vulcânicas são recentes com idade posterior ao início da migração dos continentes, ajuste entre as bordas dos continentes, rochas dos escudos cristalinos de continentes diferentes têm idades semelhantes.
  1. Andes: Limite Convergente oceano-continente

Himalaias: Limite Convergente continente-continente

Arquipélago do Japão: Limite oceano-oceano

  1. A formação da cordilheira dos Andes se deve ao fato de que a placa de Nazca moveu-se em direção a placa sul-americana e, por ser mais densa, penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre essa zona de choque, dando origem às elevadas montanhas.

Nessa  região existe a formação de vulcões e terremotos devido a estar na borda da placa, ou seja no encontro de duas placas tectônicas, aonde elas estão se movendo para o mesmo lado, ou seja, estão se colidindo.

  1. - As rochas basálticas do fundo dos oceanos tem idades crescentes, a partir do centro das cordilheiras meso-oceânicas, em direção aos continentes;

- A distribuição magnética muda conforme a inversão dos pólos magnéticos. Este registro fica preservado nas rochas que apresentam padrões semelhantes em ambos os lados da cordilheira;

- Linhas de vulcões extintos produzidos pela migração da placa, que passa sobre um hot spot.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com