TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gerenciamento de Resíduos Solidos

Por:   •  26/5/2015  •  Tese  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Modelo de Plano de Trabalho

1- DADOS INSTITUCIONAIS

CONVENENTE:

Nome/Razão Social: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas/ UDC

Endereço: Rua Castelo Branco, 349 - Centro

CNPJ: 01.208.350/0001-00

Representante Legal:

EMPRESA DO ESTÁGIO:

Nome e Sigla: JNTP Hotéis e Eventos LTDA/Líder Palace Hotel

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 3146 - Vila Portes

CNPJ: 02839151/ 0001-63

Representante Legal: Tereza Seramis Bettega Parodi; Proprietária;

ESTAGIÁRIO:

Nome / R.A / CPF: Maria Eduarda Moraes Parodi/ 01014737/ 087.869.539-74

Curso: Maria Eduarda Moraes Parodi

Período: 9º Noturno

Disciplina: Estágio Supervisionado II

COORDENADOR:

NOME: Enio Isele

CREA: 101429/D

2- DADOS DO PROJETO:

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO COMO FONTE DE ENERGIA TÉRMICA PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

PRAZO DE EXECUÇÃO: 6 meses

OBJETIVO

Verificar a viabilidade econômica da utilização da energia solar como fonte principal no aquecimento de água em uma residência familiar presente nos fundos do Líder Palace Hotel. O projeto será realizado através da reutilização de garrafas PET e caixas Tetra Pak (pós-consumo) como uma forma de projeto socioambiental.

O intuito é comparar os resultados dessa instalação ecológica com a utilização da energia elétrica, que é a fonte de aquecimento tradicional de água. E através disto proporcionar mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica às pessoas com menor poder aquisitivo.

O aquecedor solar com recicláveis tem como objetivo, conscientizar a todos que as embalagens pós-consumo podem ter aplicação útil no lado social. Pela simplicidade do projeto, o mesmo vem sendo implantado por universidades, empresas, clubes e habitações de famílias com baixa renda.

O dimensionamento desse sistema de aquecimento solar deve seguir a Norma

Brasileira NBR 15569 (2008), também deve comparar os valores de energia gastos, antes e depois da instalação do sistema solar, obtendo valores de economia.

JUSTIFICATIVA

As pessoas e empresas não demonstram compromisso e responsabilidade com o descarte das embalagens de seus produtos. Essa falta de consciência ambiental e preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar coletivo ocasionam graves problemas.

O uso do sol como fonte de energia térmica para aquecimento da água além da redução do valor na conta de luz é aproveitado como fonte de energia gratuita assim beneficiando o meio ambiente.

RESULTADOS ESPERADOS

O resultado principal a ser alcançado é mostrar que é possível através da reciclagem direta e sem qualquer processo industrial, reutilizarmos embalagens pós-consumo.

O objetivo é poder dar uma destinação útil a elas e que possa servir de base para um projeto ambientalmente correto.

Através desse projeto simples e de baixo custo, será possível perceber uma alternativa viável do ponto ecológico e econômico para aquecimento da água nas empresas e também residências, protegendo o ambiente e diminuindo gastos.

 

O projeto executivo será composto pelos seguintes componentes:

  1. Projeto Básico - O projeto será construído a partir de materiais recicláveis. Primeiramente ocorre a separação e higienização das garrafas PET e caixas Tetra Pak para posterior montagem do coletor solar.  Serão realizados os procedimentos necessários para a instalação das tubulações nos coletores, através das etapas de dimensionamento. É fundamental a realização de práticas de segurança, monitoramento e possíveis manutenções do coletor solar.
  2. Projeto Arquitetônico - Correspondente à implantação das embalagens no teto, o dimensionamento do coletor solar em relação à posição da caixa d`água e o acompanhamento de seu funcionamento.
  3. Projeto Geotécnico - Análise do projeto estrutural empregado, sendo necessário analisar se o local instalado está com condições satisfatórias para produzir resultados satisfatórios, devido a sua posição em relação ao sol. É importante ter estrutura para a necessidade de futuras manutenções.
  4. Projeto Estrutural - Especificações da funcionalidade do coletor solar utilizado. Antes de adquirir os materiais necessários é preciso primeiramente conhecer o sistema para poder dimensiona-lo. A quantidade de materiais a ser utilizado é proporcional ao tamanho do coletor. A escolha de utilização de materiais recicláveis foi feita baseada na sustentabilidade e por ser uma técnica de baixo custo.
  5. Especificações dos materiais e insumos – Os materiais foram escolhidos baseados nas necessidades de uma família de baixa renda e escolha de um projeto sustentável. Serão utilizadas garrafas PET e caixas Tetra Pak e para a instalação serão utilizados tubos, conexões, canos, luvas, válvulas, etc.
  6. Cálculos de custo e cronograma - Os cálculos para o dimensionamento do coletor solar devem ser feitos a partir do número de moradores na residência e da média mensal de água consumida por mês. Através dessa estimativa tem-se a quantidade necessária de garrafas PET e caixas Tetra Pak, assim tendo uma noção do tamanho aproximado ideal para o coletor solar.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO

Meta

Atividade

Descrição detalhada

Observações

Montagem do coletor

  • Selecionar o coletor
  • Dimensionar o coletor
  • Adquirir componentes do coletor

Escolha do melhor coletor para famílias com baixa renda, que possam dimensionar com facilidade o projeto e adquirir matérias recicláveis e de forma viável para construção.

Método selecionado visando praticidade, economia e minimização de impactos no ambiente.

Escolha do material a ser utilizado

  • Determinação do uso de garrafas PET e caixas Tetra Pak
  • Priorização por técnica economicamente viável e ambientalmente correta
  • Construção simples e com ótimos resultados

Escolha de garrafas PET e caixas Tetra Pak por serem materiais de baixo custo e recicláveis, obtidos pós- consumo. É uma técnica em prol do ambiente e com facilidade na construção.

Escolha feita com base na economia de famílias com baixa renda e minimização de impactos no meio ambiente.

Eficiência do coletor

  • Monitoramento de seu funcionamento
  • Medição da temperatura da água em diferentes horários

Medir temperatura da água constantemente para determinação da eficiência de seu funcionamento.

Determinar através da medição da temperatura da água em qual horário do dia o coletor mostra mais eficiência no aquecimento.

Resultados do uso do coletor

  • Verificação capacidade para funcionamento
  • Constar se através dos resultados a técnica é simples, viável e econômica
  • Checar eficiência no aquecimento da água durante diferentes horários

Verificar se o coletor mostra bom funcionamento. Se há eficiência nos resultados e se a técnica promove sustentabilidade e redução nos gastos.

Mostrar se o coletor apresenta vantagens e benefícios em relação ao coletor elétrico em relação à eficiência, custos e minimização de impactos ao ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (393.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com