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Polimorfismo

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Por:   •  5/11/2014  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

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Vivemos num mundo de objetos. Esses objetos existem na natureza, nas entidades

feitas pelo homem, nos negócios e nos produtos que usamos. Eles podem ser

categorizados, descritos, organizados, combinados, manipulados e criados.

Conseqüentemente, não é surpresa que um enfoque orientado a objetos fosse proposto

para a criação de software, ou seja uma abstração que nos permite modelar o mundo em

modos que nos ajudam a melhor entendê-lo e a navegar nele.

A grande maioria dos métodos empregados como modelo para o desenvolvimento

de software, em geral, é baseada em duas abordagens: na decomposição funcional e na

modelagem de dados.

Verifica-se que tais métodos estão constituídos segundo um paradigma estruturado,

onde se têm visões dissociadas em que se distingue claramente os processos de dados.

Os processos possuem uma modelagem própria e os dados idem. Em algum ponto, nos

métodos tradicionais empregados como análise estruturada e análise essencial, as

abordagens de processos e dados se cruzam, uma vez que na realidade os processos

acessam os dados, de alguma forma, o método deve retratar com fidelidade o que ocorre

no ambiente real. Tanto nos métodos da análise estruturada quanto na análise essencial,

o Diagrama de Fluxo de Dados é empregado na representação da funcionalidade; porém,

como elemento necessário que dá subsídios às funções, também aparecem os dados nos

depósitos de dados; posteriormente, ou paralelamente, desenvolve-se uma modelagem de

dados, em geral, empregando-se o Diagrama de Entidade de Relacionamento.

No paradigma orientado a objetos, os dados e as funções são vistos de forma

agregada, não ocorrendo uma modelagem separada para cada um desses componentes;

portanto, sob esse ponto de vista, a orientação a objetos favorece uma modelagem mais

natural, que melhor retrata a realidade, pois processos e dados estão coligados, não se

encontram dissociados em nenhuma atividade real.

A orientação a objetos fundamenta-se em princípios que não são novos.

Especialmente como modelo para o desenvolvimento de software, a orientação a objetos

possui uma propriedade sinergética, na qual seus componentes podem ser arranjados

para melhor espelhar a solução sistêmica dada a um problema do usuário; o qual deve

previamente ser entendido na fase de levantamento dos requisitos.

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