TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PortfolioSO

Ensaios: PortfolioSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  4.652 Palavras (19 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 19

Respostas

.............................................................................................................

1. Cite 5 distribuições de Linux, dizendo a origem e características para desktop e servidores;

Ubuntu é sistema operacional, de código aberto, com seu núcleo baseado no Debian, e é patrocinada pela Canonical ltd. Ubuntu também é um software livre, isento de taxas, de fácil acesso para todos os tipos de usuário, apontada como uma das melhores distribuições Linux para uso de desktop segundo WALLEN, Jack. No site linux.com. O nome Ubuntu tem sua origem sul africano que significa Humanidade com os outros. As suas versões lançada duas vezes ao ano, Tem como seu foco principal a usabilidade com a ferramenta sudo para tarefas administrativas, acessibilidade e Internacionalização, permite que o sistemas possa ser usado por uma grande quantidade de pessoas, com a utilização de codificação de caracteres UTF-8 (Permite o uso de caracteres não utilizado no alfabeto latino), a partir da versão 5.04, além de ter suporte no idioma de seus usuários, o sistema oferece programas para visualizar conteúdos multimídia, clientes de e-mail e jogos simples além das ferramentas de sistema padrão e outros aplicativos menores, diversos programas pré-instalados que atendem às funcionalidades básicas dos usuários, entre os quais estão a suíte de aplicativos LibreOffice e o navegador de internet Firefox. Todas as versões do Sistema estão disponíveis e gratuitas. A gestão de instalação de software é realizada pelo apt e pelo Synaptic.

• Gerenciador de Pacotes: APT com pacotes DEB

• Ambientes Desktop: Gnome, KDE, LXDE

• Possíveis alternativas: nas suas edições (LUbuntu, Ubuntu Studio, Edubuntu, Kubuntu e outros)

• Baseado em: Debian

O Ubuntu Server Edition foi construído sobre a solida base Debian é conhecida por ser instalada em servidores de grande desempenho e robusto. Suas principais características são:

Integração total e fácil a sua rede existente.

• Proporciona um baixo custo total de propriedade.

• Oferece múltiplos cenários do ciclo de vida.

O Ubuntu Server Edition é preparado para se otimizar e garantir o seu alto desempenho, agilidade e estabilidade dos servidores, podendo otimizar sua Kernel, virtualização é melhor suportada no servidor através das habilidades do IPC namespaces. Múltiplas tabelas de roteamento do protocolo IPv6, para o sistema de 32bits server edition e configurado para usar o PAE, que permiti gerenciar até 64GB de memória, servidor de e-mail, que é totalmente fácil de instalar. Web Applications, reconhecendo linguagem com PHP, Phyton, Perl, Ruby on Rails, Java-Sun Open JDK, Autenticação Integrada, Infraestrutura de Redes, Autenticação e Autorização de Contabilidade(AAA) usando os pacotes de FreeRadius, é possível fornecer serviços de auditorias e controle de acesso baseando no Radius protocolo.

Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. A primeira vez anunciada, foi em 1993 por Ian Murdock. Ele começou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem organizada de desenvolvedores e usuários.

Sua popularidade se deu devido a alguns números: vem com mais de 37.500 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) e deu base para mais de 100 novas distribuições Linux (como o Ubuntu)

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels, primeiramente com o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam no topo de um micro kernel, os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU.

Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional são originadas do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são ferramentas livres.

Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade). Além dessa versão, existem versões unstable e testing.

• Gerenciador de Pacotes: APT usando pacotes DEB

• Ambientes Desktop: Blackbox, Fluxbox, GNOME, KDE, LXDE, Openbox e Xfce

• Alternativas baseadas no Debian: Ubuntu

• Baseado em: Independente

O Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. O Fedora antes conhecida como Fedora core, inicialmente foi patrocinado pela Red Hat (RHEL), a mais confiável provedora de tecnologia de código aberto do mundo.

Era mantido pela gigante Red Hat até 2004, quando surgiu o Fedora Core, pois na época a Red Hat estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. A Red Hat investe no Fedora para encorajar a colaboração e é incubadora de novas e inovadoras tecnologias de software livre.

Por isto, o Fedora é considerado uma distro robusta.

• Gerenciador de Pacotes: YUM usando pacotes RPM

• Ambientes Desktop: Cinnamon, GNOME, KDE, LXDE, MATE, Openbox e Xfce

• Possíveis alternativas: CentOS e Pidora (distro baseada no Fedora - voltada para uso no Raspberry Pi)

• Baseado em: RedHat

Suas principais características são:

• Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux.

• Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente.

• Gestor de desktop Cinnamon, GNOME, KDE, LXDE, MATE, Openbox e Xfce.

• Inclui diversos Drivers de periféricos atualizados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com