TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PostgreSQL e MySQL

Artigo: PostgreSQL e MySQL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

PostgreSQL e MySQL são SGBDs e ambos gratuitos. Os dois possuem tipos de licenças diferentes. O PostgreSQL possue a licença BSD e já o MySQL está disponível sob a GPL e para quem não quiser estar limitado aos termos da GPL.

O MySQL é o mais utilizado no desenvolvimento de aplicações onde a velocidade é importante (porém isto tem mudado com versões mais recentes do PostgreSQL), enquanto que o PostgreSQL se destaca por ser mais robusto e possuir muito mais recursos que o MySQL. Esses recursos tornam o PostgreSQL um “banco de dados” no conceito de muita gente.

Nas últimas versões do MySQL, os desenvolvedores acrescentaram diversos recursos que já existiam no PostgreSQL como transações (confirmação e cancelamento de operações realizadas COMMIT e ROLLBACK), triggers (gatilhos), Stored Procedures (Procedimentos Armazenados), views (visões), lock line (bloqueio em nível de linha) e constraints (cláusulas de integridade).

No entanto, o PostgreSQL continua sendo mais eficiente em vários aspectos. Possui um sofisticado mecanismo de bloqueio (MVCC veremos a seguir), suporta tamanhos ilimitados de linhas, bancos de dados e tabelas (até 16TB), aceita vários tipos de sub-consultas, possui mais tipos de dados e conta com um bom mecanismo de FAILSAVE (Segurança contra falhas, por exemplo no desligamento repentino do sistema).

Como já foi dito no início deste artigo, a vantagem do MySQL ainda é a velocidade de acesso (que às vezes nem é notada pois está na escala de milésimos de segundo). Para bases de dados muito grandes, complexas e que exige confiabilidade e escalabilidade vale a pena usar o PostgreSQL. Para base de dados menores, não há diferença na velocidade ou pode se desconsiderar os milésimos de segundos entre os dois SGBDs.

Etapa Nº 1

Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados

O Projeto Conceitual de Banco de Dados visa produzir um esquema conceitual a partir de “requisitos” de um mundo real, usando um modelo de dados (conjunto de blocos de construção primitivos) para descrever a realidade e caracteriza-se principalmente por não ter uma dependência com a classe do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) a ser escolhido.

1.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados

Banco de Dados é o componente da Tecnologia da Informação voltado para o armazenamento e recuperação da informação, a ser utilizada em um processo de tomada de decisão e de resolução de problemas, cuja estrutura e comportamento devem propiciar esse armazenamento de forma persistente e consistente. Segundo Chu, 1985, um banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados entre si.

Conforme Elmasri & Navathe, 2000, Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados, representando algum aspecto do mundo real (minimundo ou universo de discurso), logicamente coerente, com algum significado, projetado, construído e gerado (“povoado”) para uma aplicação específica.

Uma boa abordagem de Banco de Dados tem como principais características: autodescrição dos dados, abstração de dados, suporte a múltiplas visões dos dados, compartilhamento de dados e processamento de transações concorrentes.

1.2 Características Típicas de um SGBD

Um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com