TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial para aproveitamento da energia solar na região amazônica

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

potencial para aproveitamento da energia solar na região amazônica

RESUMO: Uma possibilidade para geração de energia limpa e renovável é o aproveitamento da energia solar. O presente trabalho busca discutir a viabilidade e importância do aproveitamento da energia solar, avaliando suas características ambientais, sócias e econômicas, com enfoque no cenário amazônico. Foram analisadas as cartas solarimétricas disponíveis pelo projeto SWERA (The Solar and Wind Energy ResourceAssessment) e pesquisas relacionadas à aplicação da energia solar. A instalação de projetos para o aproveitamento da energia solar para gera eletricidade poderia trazer benefícios notáveis para o território amazônico, em detrimento do potencial que a região possui.

1INTRODUÇÃO

Muito da discussão a cerca da matriz energética brasileira prega principalmente maior diversificação de fontes, em particular, para a geração de eletricidade. No entanto, esse debate é equivocado porque não se trata de discutir de maneira isolada as fontes de energia e sim as tecnologias de conversão e uso final de energia. São elas que permitem que determinadas fontes se tornem mais competitivas que outras. Tem sido assim em toda a história do desenvolvimento energético, do engenho a vapor às turbinas a gás, plataformas marinhas para extração de petróleo, motores a combustão interna, geradores eólicos e outras tantas tecnologias (JANNUZZI, 2003).

Uma possibilidade para geração de energia limpa e renovável é através da conversão fotovoltaica, a sua modularidade, favorece sistemas distribuídos já demostra aplicações importantes para regiões isoladas e existe a possibilidade de aproveitamentos de maior porte para serem interconectadas à rede elétrica.

Assim, o uso de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica (SFCRs) em aplicaçõesresidenciais e industriais é uma alternativa para a diversificação da produção de eletricidade no país. Porém, esta tecnologia ainda é pouco utilizada no Brasil e segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem menos do que 2 MW de potência instalada (Morais, 2012).

Além do aproveitamento da energia solar por meio da conversão fotovoltaica, também existe a possibilidade da sua utilização térmica. Os equipamentos mais difundidos com o objetivo específico de se utilizar essa forma de energia são conhecidos como coletores solares. Os coletores solares são aquecedores de fluidos (líquidos ou gasosos) e são classificados em coletores concentradores e coletores planos em função da existência ou não de dispositivos de concentração da radiação solar. O fluido aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final (água aquecida para banho, ar quente para secagem de grãos, gases para acionamento de turbinas, etc.). Os coletores solares planos são, hoje, largamente utilizados para aquecimento de água em residências, hospitais, hotéis, etc. devido ao conforto proporcionado e a redução do consumo de energia elétrica.

2OBJETIVOS

2.1Geral: Discutir a viabilidade e importância do aproveitamento da energia solar, avaliando suas características ambientais, sócias e econômicas, com enfoque no cenário amazônico. Foram analisadas as cartas solarimétricas disponíveis pelo projeto SWERA (The Solar and Wind Energy ResourceAssessment)

2.2 Específicos:

• Analisar o potencial de aproveitamento da energia solar na região amazônica;

• Identificar os benefícios e malefícios sócio-econômico-ambiental que o aproveitamento da energia solar pode gerar;

• Avaliar os atuais incentivos do governo para a ampliação desse método de aproveitamento de energia.

3JUSTIFICATIVA

O aumento da demanda energética, a possibilidade de redução da oferta de combustíveis convencionais causada por crises políticas em regiões produtoras e a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente vêm levando o homem a pesquisar, desenvolver e utilizar fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam pouco impacto ao ambiente.

O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. E quando se fala em energia, deve se lembrar de que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia são, em última instância, derivadas da energia do Sol (CRESESB, s/d).

Uma característica da região da amazônica é o grande numero de comunidades rurais e/ou isoladas, o que dificulta e encarece que a rede de destruição de energia elétrica chegue até as essas localidades. É importante ressaltar que mesmo as regiões com menores índices de radiação apresentam grande potencial de aproveitamento energético, mesmo com essa característica, essa forma de energia ainda é pouco utilizada no território nacional (Martins, 2005).

4METODOLOGIA

Foramanalisadas as cartas solarimétricas disponíveis pelo projeto SWERA (The Solar and Wind Energy ResourceAssessment) para os índices de irradiação solar global do território brasileiro realizado em 2000 e pesquisas voltadas para o aproveitamento da energia solar, com enfoque na região amazônica.

5REFERENCIAL TEÓRICO

Na busca do aproveitamento direto da energia solar, diversas tecnologias vêm sendo estudadas, com especial destaque para a conversão fotovoltaica. A conversão fotovoltaica constitui-se na conversão direta de energia luminosa em eletricidade, através do efeito fotovoltaico. O semicondutor mais usado atualmente para células fotovoltaicas é o Silício (Si), cabendo aqui ressaltar que o Brasil é o maior produtor mundial de Silício bruto (matériaprima), além de deter as maiores reservas mundial de minério deste elemento. (Galdino, s/d).

Um dos fatores que impossibilitava a utilização da energia solar fotovoltaica em larga escala era o alto custo das células fotovoltaicas. As primeiras células foram produzidas com o custo de US$600/W para o programa espacial. Com a ampliação dos mercados e várias empresas voltadas para a produção de células fotovoltaicas, o preço tem reduzido ao longo dos anos podendo ser encontrado hoje, para grandes escalas, o custo médio de US$ 8,00/W. Atualmente, os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com