TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Predição - Telecomunicações

Monografias: Predição - Telecomunicações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2012  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 8

1) Represente os tipos de Burst do GSM

• Burst normal (Normal Burst - NB): Transporta informações nos canais de trafego e controle, esse burst é bidirecional e contém 114 simbolos de informação e um periodo de guarda de 8,25 simbolos de duração;

• Burst de correção de frequência (Frequency correction Burst - FB): Usado na sincronização da frequência da MS, trasnsportando o FCCH no downlink;

• Burst de sincronismo (Syncronization Burst – SB): Usado na sincronização do quadro TDMA na MS, transportando o canal SCH;

• Burst de preenchimento (Dummy Burst - DB): Usado quando não há nenhuma informação à ser transmitida nos intervalos de tempo do canal BCCH (enlace direto);

• Burst de acesso (Access Burst – AB): Usado pela MS durante o processamento de chamadas.

2) Represente o Multiquadro do canal de tráfego

O multiquadro de canais de trafego com 26 quadros (26 – Frame Multiframe) é usado para transportar as informações de voz, dados e controle. Esse multiquadro tem uma duração de 120ms.

3) Represente o Multiquadro do Canal de controle no GSM.

O multiquadro de canais de controle – 51 quadros (51 – Frame multiframe) é usado para tranportar as informações de sinalização e controle. Essa estrutura é mais complexa que a de 26 quadros, pois varia de acordo com o tipo de canal de controle.

4) Quais são os três grupos de Canais de Controle do GSM e quais os canais de cada um?

Os canais de controle (Control Channels – CCH) transportam informações de sinalização e controle entre MS e BTS. Eles são divididos em três grupos:

• Canal de controle dedicado (Dedicated Control Channel – DCCH): SDCCH, ACCH, FACCH e SACCH;

• Canal de controle comum (Common Control Channel – CCCH): RACH, PCH, AGCH e NCH;

• Canal de controle por difusão (Broadcast Control Channel – BCCH): CBCH, BCCH, SCH FCCH.

5) Quais são os tipos de multiquadros de controle no GSM?

Os canais de controle podem ser combinados dentro de um único canal físico, descritos à seguir:

• Multiquadro BCCH/CCCH: Uma portadora de RF suporta 8 usuários, que se dividem nos 8 intervalos (slots) de um quadro TDMA. No slot 0 de cada quadro é empregado o multiquadro BCCH/CCCH O enlace direto é dividido em ciclos, enquanto o reverso é exclusivamente destinado ao canal RACH, que provê o pedido de acesso da MS à BTS, em qualquer instante.

• Multiquadro DCCH/8: Esse multiquadro comporta 8 canais dedicados cada um a um usuário. Cada canal SDCCH (D0, D1, ...) está associado a um SACCH (A0, A1, ...). A diferença entre os enlaces é feita para permitir que a MS receba a mensagem e produza a resposta.

• Multiquadro combinado: É uma estrutura usada em áreas com uma pequena densidade de tráfego , como por exemplo, áreas rurais ou suburbanas, pois essa estrutura suporta apenas três grupos de CCCHs e quatro grupos SDCCHs.

• Serviço de mensagens curtas por difusão para as células (SMSCB): O SMSCB é especificado pela norma GSM, no qual são enviadas informações pelo canal de difusão para as células (CBCH) em quatro multiquadros consecutivos.

6) Qual é a sequencia de utilização de canais entre a MS e a BTS para atualização de registros de localização (Location Update)?

A atualização de registro na rede ocorre, por exemplo, quando a MS troca de área de localização (LAI). Neste procedimento a MS detecta a troca dessas áreas de localização, comparando a informação referente ao ultimo registro executado com sucesso, armazenada no cartão SIM, com a informação transmitida pelo canal BCCH. Para executar essa atualização de registro , a MS precisa requisitar a alocação de um canal de controle dedicado.

7) Quais as funções das mensagens de camada 3 na interface aérea do GSM?

Essa estrutura é formada pelas partes obrigatória e não obrigatória, que constituem os elementos de informação. Basicamente, as mensagens da camada 3 possuem os seguintes componentes:

8) Quais as três subcamadas da camada 3 da interface aérea do GSM e quais as funções de cada uma?

• Discriminador de protocolos (Protocol Discriminator - PD): Compõe a parte obrigatória;

• Identificador de transação (Trasaction Identifier – TI) ou indicador de mudança (Skip Indicator): Compõe a parte obrigatória;

• Tipo de mensagem (Message Type): Compõe a parte obrigatória;

• Outros elementos de informação (Other information Elements – IE): Compõe a parte não obrigatória.x

9) Quais são as diferenças na alocação dos Time Slots para a transferência de dados no GPRS?

A transferência de dados no GPRS utiliza melhor a largura de banda da rede, pois permite que o transmissor envie pacotes múltiplos antes de esperar uma confirmação do receptor

10) Como é feita o compartilhamento entre canais físicos de voz e dados no GSM/GPRS?

11) Quais são os canais lógicos mapeados em um PDCH?

O canal físico dedicado ao serviço GPRS, portanto, destinado ao transporte de dados por pacotes, é o canal de dados por pacotes (Packet Data CHannel – PDCH).

Os canais lógicos são divididos em três grupos:

• Canais de controle comum de pacote (Packet Common Control CHannel – PCCCH);

• Canais de tráfego de pacote (Packet Traffic CHannel –PTCH);

• Canais dedicados de controle de pacote (Packet Dedicated Control CHannels – PDCCH).

12) Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com