TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preenpção E não Preenpção

Monografias: Preenpção E não Preenpção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

ESCALONAMENTO PREEMPTIVO E NÃO PREEMPTIVO

ESCALONAMENTO NAO-PREEMPTIVO: neste tipo de escalonamento, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador. O processo somente sai do estado de execução caso termine o processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança p/ o estado de espera.

Os três tipos mais comuns de escalonamento não-preemptivo são:

-Escalonamento First-in-Fisrt-ou ( FIFO )

-Escalonamento SHortest-Job-First(SJF)

-Escalonamento Cooperativo

//praticamente para monousuários, os primeiros sistemas operacionais.

Escalonamento FIFO: O processo que chegar primeiro é o primeiro a ser selecionado p/ execução. Algoritmo simples, sendo necessária apenas uma fila e são escalonados quando chegarem ao seu inicio. Quando o processo ganha o processador, ele utilizará a CPU sem ser interrompido.

Escalonamento Shortest-Job-First (SJF): Associa cada processo ao seu tempo de execução. Desta forma, quando o processador está livre, o processo em estado pronto que precisar de MENOS tempo de uso da UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução.

Escalonamento Cooperativo: Neste escalonamento, alguma politica não-preemptiva deve ser adotada. A partir do momento em que o processo está em execução, estevoluntariamente livra o processador, retornando para fila de pronto.

Escalonamento preemptivo e não-preemptivo

No escalonamento preemptivo, o SO pode interromper um processo em execução e passa-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na CPU. Com o uso da preempção, é possível ao SO priorizar a execução de processos, onde o fator de tempo é critico.

Neste modelo temos os escalonamentos: circular, por prioridades e por múltiplas filas.

Escalonamento Circular (Round-Robin): É implementado através de um algoritmo projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado.

É semelhante ao FIFO, porém, quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo limite para a sua utilização de forma continua. Quando esse tempo expira, sem que a UCP seja liberada pelo processo, este volta ao estado de pronto, dando a vez para outro processo.

A fila de processos em estado pronto é tratada como uma fila circular. O escalonamento é realizado, alocando a CPU para cada processo no intervalo de tempo determinado.

C -------- B --------- A --------ïƒ UCP -> FILA DE PROCESSOS EM ESPERA

-> TERMINO DO PROCESSAMENTO

PREEAPÇÃO POR TEMPO

Escalonamento por Prioridades: É realizada baseada em um valor associado a cada processo denominado “prioridade de execução”. O processo com maior prioridade é sempre escolhido para execução, e processos com valores iguais são escalonado seguindo o critério de FIFO.

Nesse escalonamento, o conceito de fatia de tempo não existe, assim um processo em execução não sofre preempção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com