TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procsso Plaxis

Trabalho Universitário: Procsso Plaxis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

Processo Praxis

O processo para Aplicativos Extensíveis Interativos e um processo que visa integrar um conjunto de métodos e padrões cobrindo todos os principais aspectos para a Engenharia de Software. Ele se aplica especialmente ao desenvolvimento de aplicativos gráficos interativos baseados na tecnologia orientada por objetos e foi desenhado para suportar projetos de seis a um ano de duração em um contexto educacional ou de treinamentos.

Características Básicas

As principais características do Praxis são:

 E interativo e incremental;

 Utiliza a UML como notação em todos os passos em que for aplicável;

 Cobre tanto aspectos técnicos quanto gerenciais;

 Possui material que inclui gabaritos (templates) de documentos e roteiros de revisão,que facilitam a elaboração dos documentos requeridos e a revisão dos mesmos ,respectivamente;

 Possui padrões incluídos que procuram ser conformes com os correspondentes do IEEE;

 Possui praticas gerenciais inspiradas nas praticas chaves do SW-CMM;

 Pode ser complementado e personalizado para passar a pratica de uma organização produtora de software.

Fluxos e fases

As fases e os fluxos do Praxis são inspirados nos elementos correspondentes do Processo Unificado,tendo em vista compatibilizar a nomenclatura com um processo que possui grande aceitação na industria de software. Mas as definições das fases e fluxos são mais especificas em relação as opções de desenho de processo adotadas no Praxis.

Fase Definição

Concepção Fase na qual necessidades dos usuários e conceitos da aplicação são analisados o suficiente para justificar a especificação de um produto de software, em resultado em uma proposta de especificação.

Elaboração Fase na qual a especificação do produto e detalhada o suficiente para modelar conceitualmente o domínio do problema,validar os requisitos em termos deste modelo conceitual e permitir um planejamento acurado da fase de construção.

Construção Fase na qual é desenvolvida (desenhada,implementada e testada) uma liberação completamente operacional do produto, que atende os requisitos especificados.

Transição Fase na qual o produto e colocado a disposição de uma comunidade de usuários para testes finais,treinamento e uso inicial.

Tabela 1 – Fases do Praxis

Requisitos Fluxo que visa obter um conjunto de requisitos de um produto, acordado entre cliente e fornecedor.

Analise Fluxo que visa detalhar ,estruturar e validar os requisitos,em termos de um modelo conceitual do problema, e forma que estes possam ser usados como base para o planejamento e acompanhamento detalhados da construção do produto.

Desenho Fluxo que visa formular um modelo estrutural do produto, que sirva de base para a implementação ,definido os componentes a desenvolver a reutilizar,assim como as interfaces entre eles.

Implementação Fluxo que visa detalhar e implementar o desenho através de componentes de código e de documentação associadas.

Testes Fluxo que visa verificar os resultados da implementação, através do planejamento,desenho e realização de baterias de testes.

Tabela 2 – Fluxo de Praxis

Interações

A divisão das fases do Praxis obedece ao modelo de ciclo de vida de entrega evolutiva. Do ponto de vista técnico , o desenvolvimento de software é visto como uma grande sucessão de iterações, nas quais vislumbra – se o software tomar forma. Em cada iteração , um subconjunto de funções do produto vai evoluindo ate chegar ao ponto final. A tabela a seguir ,apresenta o detalhamento das fases e iterações do Praxis.

Fase Iteração Descrição

Concepção Ativação Levantamento e analise das necessidades dos usuários e conceitos da aplicação, em nível de detalhes o suficiente para justificar a especificação de um produto de software.

Elaboração Levantamento de requisitos

Analise de requisitos Levantamento detalhado das funções, interfaces e requisitos não funcionais desejados para o produto.

Modelagem conceitual doe elementos relevantes do domínio do problema e uso deste modelo para validação dos requisitos e planejamento detalhado das atividades da fase de construção.

Construção Desenho inicial

Liberação 1

Liberação...

Liberação final

Testes Alfa Definição interna e externa dos componentes de um produto de software, em nível de detalhes suficientes para decidir as principais questões de arquitetura e tecnologia, e para permitir o planejamento detalhado das atividades de implementação.

Implementação de subconjunto de funções do produto que será avaliado pelos usuários.

Idem

Idem

Realização dos testes de aceitação,no ambiente dos desenvolvedores,juntamente com elaboração da documentação de usuários e possíveis planos de Transição.

Transição

Testes Beta

Operação Piloto Realização dos testes de aceitação,no ambiente do usuários.

Operação experimental do produto em instalação piloto do cliente, com a resolução de eventuais problemas através de processo de manutenção.

Tabela 3 – detalhamento das fases do Praxis

Artefatos

Os resultados produzidos e os insumos consumidos nos passos do Praxis são chamados de artefatos de processo. Os artefatos de processo podem ser documentos ou modelos,conforme seus consumidores primários sejam humanos ou ferramentas.

Um modelo é um artefato de ferramentas técnicas especificas(como uma ferramenta CASE,por exemplo),produzido e usado nas atividades de um dos fluxos do processo. Já um documento é um artefato produzido por um editor de texto,de relatórios ou hipertextos ,que pode ser consultado online ou em forma impressa ,para fins de referência ou revisão.

Em relação ao processo,os artefatos podem ser classificados ainda como permanentes ou transitórios. Os artefatos permanentes são utilizados a cada iteração do processo, de acordo com procedimento de gestão de configurações. Um conjunto de artefatos associados a um marco do projeto,consistentes entre si e conformes com os padrões do processo,constitui uma linha de base do projeto. As linhas de base são tipicamente montadas ao final de cada iteração preservando – se assim um retrato completo do projeto em cada um destes instantes. Isto é muito importante para facilitar a localização posterior de defeitos.

As tabelas 4,5 e 6 a seguir ,apresentam os documentos,modelos e relatórios do Praxis.

Nome Sigla Descrição

Proposta de especificação do software PESw Documento que preliminarmente o escopo de um projeto contendo um plano da fase de Elaboração

Especificação dos requisitos do software ERSw Documento que descreve,de forma detalhada,o conjunto de requisitos especificados para um produto de software.

Plano de Desenvolvimento do Software PDSw Documento que descreve,de forma detalhada, os compromisso a que o fornecedor assume em relação ao projeto,quanto a recursos ,custos,prazos,risco e outros aspectos gerenciais.

Descrição da qualidade do software PQSw Documento que descreve, de forma detalhada, os procedimento de garantia da qualidade que serão adotadas no projeto.

Descrição do Desenho do software DDSw Documento que descreve,de forma detalhada,os aspectos mais importantes do desenho do software.

Descrição dos Teste do Software DTSw Documento que descreve, de forma detalhada, os planos e especificações dos testes que serão executados.

Manual do Usuário do Software MUSw Documento que serve de referencia para uso do produto.

Tabela 4 – documentos permanentes do Praxis

A tabela 4 apresenta os documentos permanentes oficiais do Praxis. Os dois planos são considerados documentos gerenciais, enquanto os demais são documentos técnicos. Tipicamente,eles são produzidos através de uma ferramenta de edição de textos. O formato destes documentos é conforme com os padrões do IEEE. Estes padrões requerem documentos bastante detalhadas,as o processo inclui gabaritos que facilitam o preenchimento destes. Alem disto, em alguns gabaritos são preenchidas previamente as partes que não variam muito entre projetos conforme com estes processo,assim,só as exceções precisam ser documentadas.

Nome Sigla Descrição Ferramentas aplicáveis

Cadastro dos requisitos do Software CRSw Modelo que os requisitos levantados, assim como referencias aos itens correspondentes dos modelos seguintes. Planilha,banco de dados

Modelo de analise de Software MASw Modelo que detalha os conceitos do domínio do problema a resolver,que sejam relevantes para a validação dos requisitos. Ferramenta de modelagem orientada por objetos

Memória do Planejamento do Projeto de Software MPPSw Modelo que contém a informação necessária para o planejamento e acompanhamento de custos,esforços ,tamanhos, prazos e riscos do projeto. Planilha,ferramenta de gestão de projetos.

Modelo de Desenho do Software MDSw Modelo que detalha a estrutura lógica e física do produto em termos do seus componentes. Ferramenta de modelagem orientada por objetos

Bateria de Testes de Regressão do Software BTTRSw Conjunto de scripts dos testes de regressão Ferramenta de desenvolvimento,ferramenta de testes.

Código de Fontes do Software CFSw Conjunto dos códigos fontes produzidos. Ferramenta de desenvolvimento

Códigos Executáveis do Software CESw Conjunto dos códigos executáveis produzidos. Ferramentas de desenvolvimento

Tabelas 5 – Modelo permanentes do Praxis

A tabela 5 apresenta os modelos permanentes do Praxis. A memória de Planejamento do Projeto do Software é o único modelo gerencial . A última coluna indica o tipo de ferramenta necessário para processamento de cada modelo. Em alguns casos,são apresentadas alternativas de menor ou maior sofisticação tecnológica.

Nome Sigla Descrição

Relatórios dos Testes do Software RTSw Conjunto de relatórios que descrevem os resultados do testes realizados.

Relatórios de Revisão do Software RRSw Conjunto dos relatórios que descrevem as conclusões das revisões realizadas.

Relatório das Auditorias da Qualidade de Software RAQSw Conjunto dos relatórios que descrevem as conclusões das auditorias da qualidade realizadas.

Relatório de Acompanhamento do Projeto do Software RAPPSw Conjunto dos relatórios de acompanhamento do projeto, que relatam esforços,custos,prazos e riscos do período relatado,comparados com o que foi planejado.

Relatório Final do Projeto do Software RFPSw Relatório de balanço final do projeto.

Tabela 6 – Relatório do Praxis

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »