TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtuvidade

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Diretrizes e Ferramentas para controle de perdas – Avaliação

1ªQuestão:

a) Explique (sucintamente) o que são Indicadores.

São ferramentas para medir se os processos escolhidos para impulsionar a produtividade estão gerando o resultado esperado. Essas ferramentas demonstram se a empresa está logrando exito em relação as outras empresas, verificam melhora nos processos de produção e identificam problemas.

b) Na Gestão de Indicadores, como reduzir as incertezas?

Pode-se reduzir as incertezas por meio de avaliações constantes baseada em regras de desempenho e programas de monitoramento, como levantamento de processos e padronização das fases da produção.

c) Cite 4 critérios para geração, medição e uso de indicadores.

Seletivo ou importante;simples e claro;confiável e coerente;estável e durável.

d) Explique o que é a RUP (Razão Unitária de Produção). A RUP real (desagregada) é maior ou menor do que a RUP global (“caixa preta”)? Por que?

A razão unitária de produção é um indicador que mede a quantidade de trabalho realizada por um homem ou por uma equipe em um certo período de tempo. RUP desagregada é maior que a RUP global. Porque a global envolve a mão de obra de apoio no cálculo , ao qual aumenta o número de trabalhadores mas não influencia no resultado real da produtividade. Por tal redução deve se procurar atingir sempre uma maior produtividade global.

e) Explique sobre a importância de se investir em ferramentas de produtividade.

Pode-se dizer que produtividade é fundamental para qualquer empresa e que a gestão bem aplicada , baseada em processos e metas de desempenho pode ter impacto positivo nos resultados da empresa, influenciando na padronização dos produtos e serviços, pontos fortes e fracos e setores mais lucrativos, desta forma facilitando o gerenciamento e a tomada de decisões.

f) Como reduzir perdas nos canteiros (Mão-de-obra, Materiais e Equipamentos), utilizando os conceitos de produtividade?

As perdas nos canteiros podem ser reduzidas com a contínua percepção dos consumos de material e equipamentos da obra. O estudo dos índices de produtividade no local, comparado com o do orçamento da obra servirá para analisar o desvio entre o planejado e o realizado, vindo a servir como ferramenta para o planejamento de novos empreendimentos com uma produção mais enxuta. Utilizando-se os conceitos de produtividade, pode-se também criar uma política de prêmios para mão-de-obra baseada na produção, assim otimizando a realização dos serviços através da motivação dos colaboradores.

g) Produza uma ferramenta (na forma de planilha) para apropriar informações sobre algum serviço no canteiro de obras (exemplo: execução de formas), a fim de estudar a produtividade associada a serviço. Faça uso de todas as variáveis que jugar pertinentes. Utilize os conceitos aprendidos no exercício prático realizado em sala de aula (consulte a planilha disponível no site do NPPG).

Serviço : Elevação de alvenaria Equipes de produção

Parâmetro: 1 pavimento de um prédio residencial 800 m² 1 2 3 4

Custo material (R$) 6500 6760 7020 7150

Homens(H) 10 7 8 9

Tempo (min) 540 480 540 720

Tempo (h) 9,00 8,00 9,00 12,00

H.h 90,0 56,0 72,0 108,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com