TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Cimento Portland

Artigos Científicos: Produção Cimento Portland. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  750 Visualizações

Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré-homogeneização. O argical (mistura de calcário/argila) é empilhado no stock pile da pré-homogeneização.

Após a pré-homogeneização, a qual homogeneíza o material, segue para o britador secundário. Aquele material que ficou a(pode ser de bolas ou vertical). Depois o material se torna uma farinha fina (farinha de cru) e segue para o silo para ser armazenado. Quando a farinha entra na primeira etapa da torre do ciclone, a temperatura que é de 45ºC a 70ºC aumenta para 440ºC, na segunda etapa da torre de ciclone, atinge de 650ºC. Quando a farinha entra na terceira etapa a temperatura está a 770ºC.

Com 900Cº na quarta etapa, o material está no ponto ideal para ser clinquerizado. A farinha aquecida entra no forno para ser cozida por uma chama que pode chegar a uma temperatura de 2000°C. O produto final, clinquer, sai do forno com uma temperatura em torno de 1450ºC e é resfriado com recuperação do calor, é armazenado em um galpão, seguindo para a moagem. Quando o material está sendo moído adicionam-se escória, gesso e material pozolânico a fim de fabricar os diferentes tipos de cimento portland.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com